CRISTAIS DO TEMPO: CARTOGRAFIAS DE REGISTROS AVALIATIVOS NA PRÉ-ESCOLA

Nome: RAYRA SARMENTO FERREIRA SUBTIL

Data de publicação: 11/07/2023

Banca:

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LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES Orientador

Resumo: A presente dissertação é um movimento rizomático que se move através das memórias infantis e da infância docente de uma professora pesquisadora envolvida com a cartografia. Sendo a avaliação da aprendizagem na educação infantil e os registros avaliativos o campo problemático desta construção em modos de escrileitura e conversações. Apresenta como problema de pesquisa compreender e cartografar vivências que inspiram os registros infantis e em como atravessam e ajudam a compor os processos avaliativos das crianças na educação infantil, realizados através de registros fotográficos, atividades, filmagens e brincadeiras que são compartilhadas e mobilizadas como procedimentos que tensionam a avaliação na educação infantil, tendo a cartografia conforme Kastrup (2020) como algo movente nesta pesquisa e em como fomentam os currículos inventivos na pré-escola. Portanto, as intencionalidades dos movimentos cartográficos deste trabalho estão constituídas em um debruçar nas produções acadêmicas em um movimento de escrileitura realizada em teses e dissertações do campo da educação que versam acerca do currículo e avaliação na educação infantil. A pesquisa de campo com a perspectiva de tessitura de uma pesquisa-intervenção ocorreu em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado no município de Cariacica – ES. Neste sentido para rascunhar as linhas de intencionalidade foram utilizados os seguintes processos de produção de dados: conversações com as professoras e conversações com as crianças, acompanhamento do cotidiano escolar, levantamento dos registros avaliativos considerados pelos docentes e pela escola como documentação pedagógica e a análise das produções infantis. A pesquisa apresenta um inventário produzido com/entre os praticantes das escolas como continuidade dos movimentos rizomáticos. A pesquisa é tecida entre as enunciações de Deleuze e Guattari (2011;2012), Bergson (2010), Corazza (2007; 2008), Kohan (2011), Gomes (2015), Nunes (2012), Larrosa (2002), Rolnik (2016), Passos, Kastrup e Escóssia (2020) entre outros autores. O percurso da pesquisa destaca a necessidade de ampliação de estudos teóricos - práticos no campo da avaliação inventiva da aprendizagem entre professores da educação infantil. Demonstra que docência na educação infantil no município de Cariacica está empenhada em produzir sentidos e afetos com experiências que ampliam as potencialidades da infância a partir do protagonismo das crianças no envolvimento das rotinas e atividades propostas nos centros municipais de educação infantil. Porém, destaca-se a consolidação de um marcante currículo prescritivo para as práticas docentes. Em relação as conversações infantis, as crianças demonstraram protagonismo em suas vivências no na instituição, compartilhando suas experiências com entusiasmo e satisfação. A conversação com as professoras da instituição demonstrou a necessidade de discussão sobre o montante de documentos prescritivos a serem construídos na educação infantil.

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