ECOLOGIAS INFANTIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS COTIDIANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nome: LETICIA LOPES BORTOLOTTI BAPTISTA

Data de publicação: 03/07/2023

Banca:

Nomeordem crescente Papel
SOLER GONZALEZ Presidente
PATRÍCIA RAQUEL BARONI Examinador Externo
LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa é um convite a mergulhar nas vivências dos cotidianos escolares da educação infantil do Município de Cariacica/ES e nas práticas pedagógicas de educação ambiental que tecem ecologias infantis. O objetivo geral consiste em cartografar as ecologias infantis nos cotidianos escolares da educação infantil a partir de práticas pedagógicas de educação ambiental que tenham uma perspectiva ecologista de educação. Foram objetivos específicos: realizar práticas pedagógicas de educação ambiental nos cotidianos escolares da educação infantil em diálogo com a perspectiva ecologista de educação; problematizar as ecologias infantis que são tecidas a partir das práticas pedagógicas ecologistas realizadas nos cotidianos da educação infantil; e criar cartões-postais com as ecologias infantis, como Produto Educacional com imagens e narrativas das práticas pedagógicas de educação ambiental realizadas nos cotidianos escolares. Os aportes teóricos desta dissertação dialogam com as pesquisas com os cotidianos escolares (ALVES, 2005, 2015, 2019), a pesquisa cartográfica (KASTRUP, 2013), a concepção freiriana de Educação (FREIRE, 2011, 2021, 2022), a perspectiva ecologista de educação ambiental (REIGOTA, 2010, 2018, 2012), a noção de infância (KHOAN, 2021, 2005), a noção de meio ambiente (KRENAK, 2019, 2020, 2022) e a noção de emparedamento da infância (TIRIBA, 2006, 2017, 2021). As abordagens metodológicas apostaram nos estudos com os cotidianos, no método cartográfico, nas pesquisas narrativas do grupo de pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas (SANTOS, 2020, 2021; FARIA, 2021, 2022; MAZOCCO, 2021; FERNANDES, 2022; GAMA, 2022;
GONZALEZ; RAMOS, 2022) e nas narrativas ficcionais (REIGOTA, 2003). Os procedimentos metodológicos para os registros das vivências e narrativas ocorreram por meio de fotografias, diário de campo e gravador. Dentre os resultados, destacamos as ecologias infantis e a potência dos cotidianos escolares e suas práticas pedagógicas de educação ambiental no município de Cariacica. O Produto Educacional foi a confecção de cartões-postais contendo imagens das ecologias infantis e narrativas dos sujeitos da pesquisa. Assim, apostamos no potencial pedagógico das ecologias infantis e no desenvolvimento de uma educação ambiental política e como prática de liberdade.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910