“EU NEM SABIA QUE ERA NEGRA ATÉ TE CONHECER”: LITERATURA COM TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA CRIANÇAS PEQUENAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nome: ROSÂNGELA PEREIRA DOS SANTOS

Data de publicação: 27/09/2023

Banca:

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DEBORA CRISTINA DE ARAUJO Orientador

Resumo: O tema central desta dissertação é a investigação das manifestações de crianças negras da educação infantil sobre seus pertencimentos étnico-raciais, quando interagem com a literatura com temática da cultura africana e afro-brasileira. A pergunta que mobilizou o estudo foi: os momentos de contato com obras de literatura infantil com temática da cultura africana e afro- brasileira possibilitam diálogos e reflexões que contribuem para o fortalecimento das identidades de crianças negras? O objetivo geral foi analisar as manifestações (falas, gestos, emoções, representações imagéticas) de crianças negras, entre quatro e cinco anos de idade de uma turma da educação infantil, sobre seus pertencimentos étnico-raciais, quando em contato com a literatura com temática da cultura africana e afro-brasileira. Decorrentes deste, os objetivos específicos foram: observar como as crianças pequenas interagem com livros literários que tematizam a cultura africana e afro-brasileira; investigar aspectos da identidade infantil, autoimagem, relacionamento entre criança/professora e criança/criança, a partir do pertencimento étnico-racial; identificar a influência das representações positivas de personagens negras da literatura infantil no pertencimento étnico-racial das crianças negras; elaborar, como produto educacional, um relato de experiências na Pós-graduação. Para tanto, a metodologia que conduziu esta investigação se deu por meio da pesquisa-ação, na perspectiva de Michel Thiollent (2000), de abordagem qualitativa. Estruturada nos temas literatura, infância, identidade e relações étnico-raciais, o referencial teórico que sustentou este estudo é composto por Eliane Debus (2017), Débora Cristina de Araujo (2018), fundamentando as discussões sobre a literatura; Eliane Cavalleiro (2020), Caroline F. Jango (2017), Anete Abramowicz e Fabiana de Oliveira (2012), Fúlvia Rosemberg (2011), Lucimar Rosa Dias (2007), Sara da Silva Pereira (2019), com a abordagem sobre infância e relações étnico-raciais; Nilma Lino Gomes (2017), Kabengele Munanga (2005), com discussões sobre raça e identidade. Os resultados provenientes da pesquisa indicam que se por um lado crianças negras da educação infantil demonstram medo quanto ao julgamento das crianças brancas sobre seu pertencimento étnico-racial, por outro a literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira exerceu influencia na maneira em que muitas constroem sua identidade étnico- racial, sendo possível perceber que após o contato com os livros, houve mudanças na autodeclaração racial de algumas crianças negras. Além de proporcionar uma experiência com a literatura e um estímulo para a formação leitora, livros que contêm em seus enredos personagens que se aproximam da realidade racial das crianças em papel de protagonismos de modo humanizado e vivenciando atividades cotidianas, bem como recebendo carinho e valorização quanto à sua negritude, possibilitam uma construção racial positiva para crianças negras. Já para as brancas, proporcionam também uma educação na perspectiva antirracista que, desde a educação infantil pode mobilizar valorização de outras experiências humanas. A importância da Educação das Relações Étnico-Raciais na formação inicial e continuada de professores e professoras também é uma constatação que já vem sendo sinalizada em outros estudos e reafirmada por esta pesquisa.

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