NO TABULEIRO DA VIDA: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO EDUCACIONAL SOBRE RESILIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Nome: ANDERSON OLIVEIRA SANTOS
Data de publicação: 11/07/2023
Banca:
Nome | Papel |
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JAIR RONCHI FILHO | Examinador Interno |
JUCÉLIA LINHARES GRANEMANN DE MEDEIROS | Examinador Externo |
VITOR GOMES | Presidente |
Resumo: Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é desvelar os processos de resiliência psicológica de três estudantes nas aulas de Educação Física de uma escola pública no município de Serra. Nesse sentido, apresentamos suas histórias de enfrentamento das adversidades e os contextos intrapessoais em imbricação com os revezes. A questão-problema de pesquisa é: como se manifestam as estratégias de sobrevivência e empoderamento diante das adversidades de jovens nas aulas de Educação Física? Metodologicamente usa-se a fenomenologia existencial, que visa à compreensão da realidade pela observação e descrição do vivido. Como instrumentos para coleta de dados, utilizaram-se diário de campo, entrevistas não diretivas e desenhos. É embasada, em termos de fundamentação teórica, nos conceitos de escuta empática, de Carl Rogers (1997); envolvimento existencial e distanciamento reflexivo de Yolanda Cintrão Forghieri (2020), e flexibilidade psicológica, de Vitor Gomes (2015). Na revisão de literatura, abordam-se aspectos conceituais do termo “resiliência”, apresentando tanto a definição literal como as múltiplas abordagens teóricas e descrevendo os estudos de ciências humanas dos últimos cinco anos acerca do tema. Como produto da pesquisa, foram elaboradas videoaulas postadas no YouTube acerca da Educação Física e resiliência.