A AVALIAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO DO ESPIRÍTO SANTO: docência e discência premidas pelos resultados

Nome: WAGNER MIGUEL PEREIRA

Data de publicação: 11/08/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ITAMAR MENDES DA SILVA Orientador

Resumo: No contexto educacional nas últimas décadas, temos na experiência escolar a convivência com o excesso de avaliações externas e padronizadas e o controle social do trabalho docente por meio de mecanismos de mensuração, com o objetivo declarado de alcançar metas de indicadores de qualidade. É, portanto, um modelo educacional associado à ideia da “accountability”, conforme o conceito de Afonso (2009), ou seja, uma prestação de contas e um processo de responsabilização pelos resultados. Ao estabelecer a Portaria Nº 064-R, de 24 de maio de 2017, a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo instituiu o Sicaeb - Sistema Capixaba de Avaliação da Educação Básica. Com isso, intensificou a aplicação de avaliações externas denominadas Paebes TRI, que foram aplicadas nos três trimestres letivos, no período entre 2015 e 2019, com o objetivo declarado de elevar o Ideb da rede de ensino estadual do Espírito Santo. Frente a isso fizemos um recorte para analisar os resultados alcançados pelas escolas de Ensino Médio da Grande Vitória no período entre 2015-2019. O objetivo deste trabalho foi buscar compreender se é possível melhorar a aprendizagem de Matemática, dos alunos do Ensino Médio da rede estadual do Espírito Santo pela intensificação das avaliações em larga escala. No que diz respeito aos métodos de investigação, neste estudo utilizamos levantamento bibliográfico de artigos científicos, livros, teses e dissertações para realizar uma revisão da literatura relevante para o tema e objetivos do trabalho. Além disso, são utilizados dados primários da base estatística da Secretaria de Educação e Relatórios do Paebes TRI. Embora se utilize dados quantitativos, a análise realizada é qualitativa, uma vez que busca problematizá-los e identificar suas repercussões nas práticas escolares relacionadas à avaliação. O desenvolvimento da pesquisa foi impactado diretamente pela pandemia Covid-19, o que nos fez optar por fazer uma pesquisa exploratória baseada em dados que dispensaram a ida a escola e utilização de outras técnicas presenciais. Os resultados apontaram para a necessidade de uma abordagem mais ampla e integrada da avaliação na educação básica, que considere não apenas os resultados de testes/exames, mas a qualidade do processo educacional em sua totalidade. Em decorrência dos resultados da pesquisa elaborou-se, enquanto produto educacional, um Blog e um canal no YouTube focado em divulgações científicas sobre avaliação educacional, com ênfase no movimento capixaba.

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