POTENCIALIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMA(AÇÃO) DOCENTE: SABERES E FAZERES DE PROFESSORES PARCEIROS
Nome: GÊNESIS MARCOS RODRIGUES DE FREITAS
Data de publicação: 20/09/2023
Banca:
Nome | Papel |
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JOSÉ AMÉRICO CARARO | Examinador Externo |
KALLINE PEREIRA AROEIRA | Examinador Interno |
REGINA CELI FRECHIANI BITTE | Presidente |
SÔNIA MARIA DOS SANTOS | Examinador Externo |
VILMAR JOSÉ BORGES | Examinador Externo |
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida na linha “Docência e Gestão de Processos Educativos” e tem por objeto a formação inicial e continuada de professores, elegendo como foco investigativo o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), encarado como eixo central dessas duas dimensões da formação docente. A partir de tais concepções, objetiva-se, pelas vozes de professores que atuam em escolas de educação básica e recebem alunos estagiários, em diálogo com a produção bibliográfica, desvelar saberes e fazeres de professores parceiros que revelem as potencialidades formativas do Estágio Curricular Supervisionado no exercício e na formação docente. Como abordagem metodológica, a pesquisa se apoia nos pressupostos da História Oral Temática (Bom Meihy, 1996), no intuito de trabalhar com as narrativas/vozes de professores parceiros de Estágio, no município de Brejetuba/ES. Foram sujeitos da pesquisa, com os quais realizou-se entrevistas semiestruturadas, quatro professores parceiros, cada qual, atuante em uma das áreas de conhecimento, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (Ministério da Educação, 2018) para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Como sustentação teórica e sustentáculo de análises e reflexões acerca das fontes orais, realizou-se um mapeamento bibliográfico junto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), delineando o Estado do Conhecimento. A triangulação e a discussão das narrativas orais dos nossos sujeitos de pesquisa, com os referenciais teóricos eleitos, permitiram chegar a algumas conclusões, tais como: os professores parceiros elaboram concepções acerca do estágio no decorrer das inúmeras experiências que participam, que vão sendo ressignificadas com o passar do tempo, no entanto, é inegável a importância do estágio para a formação do professor. As narrativas revelaram que não há uma relação direta entre as Instituições de Educação Superior e as escolas de educação básica, num processo de parceria para a realização do Estágio, o que fragiliza os processos de formação inicial e continuada de professores. Não obstante, mesmo diante das limitadas possibilidades, o estágio tem se materializado nos contextos escolares, e para isso, os professores parceiros das escolas básicas, lançam mão dos saberes da experiência para conduzir esses processos formativos. A pesquisa evidencia, ainda, a importância e a necessidade de se conceber o Estágio Curricular Supervisionado por meio da parceria colaborativa interinstitucional, entendendo que, por meio da partilha de objetivos, compromissos e responsabilidades no processo de formação e no estabelecimento de uma relação direta entre Instituições de Educação Superior e Educação Básica, os saberes docentes serão integrados, possibilitando a tão decantada articulação da teoria/prática. De igual modo, aponta o Estágio Curricular Supervisionado como via articuladora da parceria entre as instituições formadoras do estagiário, sobretudo porque estagiários, professores parceiros e professores supervisores podem ser elo que aproxima e une as duas instituições.