ASSOCIAÇÃO DOS DIRETORES E EX-DIRETORES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO ESPÍRITO SANTO: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES EM QUESTÃO

Nome: CARLOS FREDERICO JORDÃO GHIDINI

Data de publicação: 28/09/2023

Banca:

Nomeordem crescente Papel
PEDRO GANZELI Examinador Externo
ITAMAR MENDES DA SILVA Presidente
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Examinador Interno

Resumo: O estudo tem por objetivo compreender o processo de constituição da Associação dos Diretores e Ex-diretores das Escolas Públicas da Rede Estadual do Espírito Santo (Adires) e sua atuação junto aos gestores das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. A Associação foi criada em 2013 para dar suporte administrativo e jurídico a profissionais da Educação que atuam/atuaram como diretores escolares na Rede Estadual Pública do Espírito Santo, sendo composta por mais de 450 filiados. Para tanto, adota como referencial teórico as produções de Freire (1987, 1993, 1996, 2000, 2006, 2015), Chaui (2009, 2012, 2019), Libâneo, Oliveira e
Toschi (2012) e Paro (2003, 2005, 2015, 2016) na busca por discutir temáticas como democracia, gestão escolar, a gestão democrática e direito à Educação. Metodologicamente, pauta-se na pesquisa qualitativa e nos pressupostos do estudo de caso, assumindo como procedimentos: a) apresentação do estudo à Adires e a associados e solicitação para a coleta de dados; b) análise de documentos da entidade; c) aplicação de um questionário pelo formulário google à diretoria e associados; d) realização de entrevistas semiestruturadas. Elege como participantes, a diretoria da Adires, associados (diretores e ex-diretores). Os dados foram armazenados em diário de campo, no próprio questionário google e no celular que será utilizado como gravador de voz e imagem. Como resultados, a pesquisa busca contribuir com a criação/atuação de associações direcionadas a apoiar o trabalho de diretores escolares; refletir sobre novas contribuições quanto a formação dos diretores escolares; estreitar as relações diálogicas entre escolas e Secretarias de Educação e analisar quais os avanços necessários para a entidade, além de produzir um portfólio sobre a Adires no que se refere à sua constituição, atuação e investimento na formação do segmento diretor escolar.

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