OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM CONDIÇÃO DE POBREZA E DE VULNERABILIDADE SOCIAL: O CASO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA/ES

Nome: LETICIA MARIA BORLINI MENDES

Data de publicação: 10/11/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ROSEMEIRE DOS SANTOS BRITO Orientador

Resumo: Esta pesquisa discorre sobre os percalços encontrados pela educação em decorrência da pandemia da covid-19, provocada pelo novo coronavírus (Sars- CoV-2), com ênfase nos efeitos gerados aos estudantes do ensino médio matriculados na escola de Terra Vermelha, de gestão privada, sem fins lucrativos, localizada em região historicamente constituída em torno da pobreza e da vulnerabilidade social, a Grande Terra Vermelha, município de Vila Velha, no Espírito Santo (ES). As discussões foram traçadas em torno de autores que tratam e problematizam as categorias centrais elencadas para este trabalho: a pobreza e a vulnerabilidade social e como se relacionam à educação (Arroyo, 2014; Carneiro, 2005; Codes, 2008; Nascimento, 2013; Cararo, 2015), as
juventudes (Dayrell, 2003; Sposito, Carrano, 2003; Dayrell, Carrano, 2014;
Groppo, 2016) e o ensino médio (Krawczyk, 2011; Silva, 2015; Ferreira, 2017). As categorias foram debatidas a partir da compreensão de pobreza enquanto um fenômeno multidimensional e complexo, produto do modo de produção e reprodução capitalista, e dos desafios impostos à educação diante do paradoxo entre ser meio de superação da condição de pobreza versus ser reprodutora da ordem social estabelecida (Cararo, 2015). Insere as juventudes nesse contexto, problematizando as distintas abordagens teóricas, analíticas e conceituais, reforçando, entretanto, os jovens enquanto sujeitos sociais ou sujeitos de direitos, imersos num ciclo de vida, movidos por transformações próprias da sua faixa etária e distintos pelas vivências sociais, culturais, econômicas e políticas que os constituem nas suas inúmeras juventudes (Dayrell, 2003). Retrata as tensões históricas em torno do ensino médio, inserindo os jovens e as questões que lhes são próprias nesse cenário. A partir disso e para compreender os efeitos da pandemia da covid-19 na educação de alunos do ensino médio em condição de pobreza e de vulnerabilidade social, adotou-se como metodologia o estudo de caso único, tendo como unidade de análise a escola de Terra Vermelha e, como acontecimento, a pandemia da covid-
19. Participaram da pesquisa oito estudantes da 3ª série do ensino médio no ano de 2022, três famílias destes estudantes e dois gestores da escola de Terra Vermelha, com os quais foram realizadas entrevistas em profundidade com roteiro de estudo semiestruturado. A partir da colaboração dos sujeitos participantes, concluiu-se que os efeitos foram, como causa ou consequência, de ordem social, econômica e educacional, e muitos deles sentidos especialmente pelos estudantes e jovens empobrecidos, cujas condições de vida e de sobrevivência são mais duras. Destaca-se o aprofundamento da pobreza e da desigualdade educacional, a vivência de uma nova rotina imposta pelas aulas remotas, as fragilidades estruturais dos lares, os efeitos no trabalho dos familiares e consequentemente na renda. Quanto ao ensino médio, foram percebidos os efeitos na aprendizagem, na socialização e nos planos futuros de cada um dos jovens, ampliando o distanciamento entre o que essa etapa da educação básica proporciona e o que os jovens esperavam dela.

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