CURRÍCULOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E INFÂNCIAS: MOVIMENTOS APRENDENTES QUE DÃO LÍNGUA AOS AFETOS QUE PEDEM PASSAGEM
Nome: BEATRIZ CELESTE MARTINS DA SILVA NIRO
Data de publicação: 04/12/2023
Banca:
Nome | Papel |
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ANA PAULA PATROCÍNIO HOLZMEISTER | Examinador Externo |
LEONARDO RANGEL DOS REIS | Examinador Externo |
NOALE TOJA | Examinador Externo |
SANDRA KRETLI DA SILVA | Examinador Interno |
TANIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI | Presidente |
Resumo: A pesquisa busca cartografar os atravessamentos e as forças que habitam a escola, afirmando a força do encontro entre currículos, histórias em quadrinhos e infâncias, potencializando movimentos aprendentes que abrem outros possíveis para pensar a educação. Apresentamos como campo problemático: que efeitos o encontro das crianças com as histórias em quadrinhos produz, instigando movimentos do pensamento, movimentos aprendentes e inventivos “dando língua aos afetos que pedem passagem”? De que maneira as histórias em quadrinhos convocam as crianças à fabulação provocando outros currículos em movimentos aprendentes inventivos? Como metodologia de pesquisa, usamos a cartografia, acompanhando duas turmas de 4º anos de uma escola pública municipal, cartografando os encontros das crianças com os signos, as fabulações, intensidades, invenções, e experimentações. Argumentamos que o encontro com as histórias em quadrinhos pode forçar o pensamento em diferentes processos de criação do aprenderensinar, em movimentos inventivos que fabulam outros currículos, outras docências, outras estéticas, outros possíveis de vida. Como conclusão, apontamos que o encontro com as histórias em quadrinhos pode: convocar as crianças à fabulação, instigando conversas, indagações e criação de mundos outros; e potencializar os currículos e as docências em movimentos aprendentes, deslocando seus sentidos, significações e ressignificações, afirmando a vida em sua potência.