PERCURSOS DE VOOS NA ESCOLA: POR UMA DOCÊNCIA A BORBOLETAR COM AS CRIANÇAS

Nome: NAYARA BACCHETTI BARATELA

Data de publicação: 06/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
TANIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI Orientador

Resumo: Esta pesquisa busca cartografar os encontros entre as crianças e as professoras a partir das enunciações infantis. Ao longo deste percurso de voo te faz um convite para borboletar em meio às fabulações de professorascriançasborboletas em dois jardinsescolas de ensino fundamental (séries iniciais) que ficam situados no município de Cariacica – ES. Apresenta-se como campo problemático a seguinte questão: de que maneira as enunciações infantis provocam nos movimentos de artistagem docente em meio aos currículos engendrados nos territórios do jardimescola? Como os professores produzem docências diferenciais, a partir do devir-criança, ao serem atravessados em seu borboletar no jardimescola? Assim, há o objetivo de cartografar os encontros entre criançasborboletasprofessoras, que potencializam a criação e atuam como elementos disparadores de currículos inventivos e artistagens docentes. Com Carvalho, Corazza, Deleuze, Guattari e Rolnik, busca-se nas descontinuidades elementos que compõem as imagens crianceiras e paisagísticas em transformação. Com tais autores é construída esta escrita e o pensar para além dos decalques e limites pré-determinados. Utiliza-se a cartografia como metodologia de pesquisa, de modo a acompanhar os movimentos de professoras e crianças na escola, registrando os afetos, anotando suas acepções e fotografando suas intensidades. Aposta nos movimentos de produção de sentido elaborados nos encontros, que engendram outros currículos e criam artistagens docentes.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910