OS MOVIMENTOS CURRICULARES INVENTIVOS NOS ENCONTROS COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Nome: VIVIANE DE MORAES GARCIA VARGAS

Data de publicação: 22/11/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JAIR MIRANDA DE PAIVA Examinador Externo
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Examinador Externo
RIZIANE COSTA PRATES Examinador Externo
SANDRA KRETLI DA SILVA Presidente
TANIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação é um convite pelas andanças em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). Trata-se de um caminhar imprevisível ao lado de crianças e professoras do primeiro ano do ensino fundamental, na produção de modos outros de currículos. Objetiva, desse modo, cartografar os movimentos inventivos curriculares de crianças e professoras nos encontros/acontecimentos cotidianos de uma turma do primeiro ano. Os autores que ajudaram a pensar a vida, a produção de conhecimento, currículo, encontro, infância, criança e inventividade com base na filosofia da diferença foram Deleuze, Kastrup, Guattari, entre tantos outros, sendo, assim, os interlocutores para problematizar o seguinte: Que efeitos de invenção os encontros/acontecimentos produzem nos movimentos curriculares “inventivos” na turma do primeiro ano do ensino fundamental I? A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental da Rede Municipal da Serra no Espírito Santo, cuja cartografia foi utilizada como caminho metodológico com as crianças e professoras, que, mergulhadas na EMEF com seu caderno de campo e câmera na mão, desejam registrar os fluxos e afetos que transpassam o corpo da cartógrafa. Conclui que a força e a potência dos encontros e acontecimentos com a literatura, os desenhos, as fotografias na turma do primeiro ano produzem os movimentos inventivos curriculares. Em composição com este trabalho, o produto de pesquisa apresenta experimentações coletivas com as imagens fotográficas e narrativas de crianças e professoras, problematizando imagens de escola, currículo e infância pelo olhar das crianças, produzindo, assim, novos movimentos inventivos.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910