O PERCURSO HISTÓRICO DA CEAFRO: CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/2003 NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA

Nome: KÁTIA ALEXANDRA SANTOS BATISTA

Data de publicação: 18/04/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CLÁUDIA BORGES CAMPOS Examinador Externo
JANE MARIA DOS SANTOS REIS Examinador Externo
MARILEIDE GONÇALVES FRANÇA Examinador Externo
NELMA GOMES MONTEIRO Examinador Externo
PATRICIA GOMES RUFINO ANDRADE Presidente

Resumo: Esta pesquisa tem como tema a educação das relações étnico-raciais e seu objetivo é analisar o processo histórico de constituição da Comissão de Estudos Afro-Brasileiros (CEAFRO), as ações desenvolvidas na Secretaria Municipal de Educação do município de Vitória/E.S, direcionadas a institucionalização da Lei 10639/2003 a partir da criação da CEAFRO. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa se apresentando como um estudo de caso. Os procedimentos metodológicos empregados para coleta de dados foram análise documental e as entrevistas semi-estruturadas com os profissionais que atuaram na comissão no período de 2004 a 2014. Os documentos pesquisados foram as legislações e publicações da Secretaria Municipal de Educação relacionadas à lei antirracista com vistas a inclusão do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no sistema municipal de Educação do Município de Vitória. Para compor a narrativa, a pesquisa utiliza como principais fundamentos teórico-metodológico de GIL (2012) e Richardson (2012). Trazemos como referenciais teóricos, MUNANGA, GOMES, ALMEIDA e SILVA e entre outros para dimensionar o tema no contexto das políticas públicas de educação voltadas às temáticas do racismo, racismo institucional e educação das relações étnico-raciais, racismo e movimento negro. Dialogamos com SANTOS , na “A crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência". O produto final deste trabalho servirá um vídeo documentário de registros históricos das ações para a implementação da legislação de cunho antirracista realizados pela CEAFRO do município de Vitória bem como um possível recurso de formação de professores voltado a essa temática. A análise dos dados da pesquisa possibilitou levantar elementos sobre a constituição histórica da Comissão de Estudos Afro-Brasileiros (CEAFRO) e as ações desenvolvidas na Secretaria Municipal de Educação do município de Vitória para efetivação da implementação da Lei 10.639/03.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910