VOLTA ÀS AULAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO DE ESCOLA NO FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Nome: ROSANGELA GABRY DO CARMO

Data de publicação: 08/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ROSEMEIRE DOS SANTOS BRITO Orientador

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de participação e atuação e participação dos segmentos do Conselho de Escola, em uma escola municipal de ensino fundamental (EMEF) da Rede de Ensino de Vitória/ES, no retorno às aulas e período de isolamento social, imposto pelos efeitos da pandemia de COVID-19. A produção de dados se dará em uma escola de Ensino Fundamental da Rede de Ensino do Município de Vitória/ES. Por sua vez, o percurso metodológico baseia-se na pesquisa qualitativa, tipo exploratória, são utilizados na produção de dados a pesquisa documental com análise das atas das reuniões do Conselho de Escola e organização de grupo focal com os conselheiros escolares, quer sejam: representantes de pais, magistério, servidores, alunos, comunidade e diretora da Unidade de Ensino em questão. Numa perspectiva de reconhecer o conselho escolar como mecanismo de fortalecimento de gestão democrática no processo de atuação e participação dos segmentos escolares nas ações do planejamento escolar, a pesquisa fundamenta-se nos estudos de Bobbio (1987, 1989), Paro (1998, 2004), Chauí (2020), Oliveira (2001), Werle (2003), Faundez (1993), Toro (2005), Libâneo, Oliveira e Toschi (2011), Gohn (2006). Destarte, podemos concluir que o conselho foi atuante durante a pandemia, tomando deliberações que amenizaram os problemas causados por aquele contexto, se afirmando como um espaço de avaliação, proposições, discussões e deliberações.

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