EDUCAÇÃO ESPECIAL E PANDEMIA DA COVID-19: O CASO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA VELHA/ES

Nome: FRANCISCA KÁTIA BARBOSA DE SOUZA

Data de publicação: 05/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO Orientador

Resumo: O presente estudo de Mestrado em Educação na modalidade Profissional adota como objetivo central compreender as ações implementadas pela Rede Municipal de Educação de Vila Velha/ES para suprir as demandas de escolarização de alunos com deficiências no período de pandemia da Covid-19 e para o retorno às atividades presenciais, considerando a promoção do direito social à Educação. Para tanto, elege como objetivos específicos: a) compreender os protocolos adotados em âmbito nacional e local para enfrentamento da pandemia da Covid-19; b) analisar os protocolos constituídos pela Rede Municipal de Educação de Vila Velha/ES para a escolarização dos estudantes no período de isolamento social produzido pela Pandemia da Covid-19; c) criar uma rede de escuta com profissionais da Rede Municipal de Educação de Vila Velha/ES para entender os movimentos produzidos para a escolarização de alunos com deficiência no período pandemia e para o retorno ao ensino presencial. Adota como referencial teórico autores que discutem o direito social à Educação, outros dedicados a teorizar sobre a Educação Especial e pesquisadores que se debruçaram a produzir conhecimento sobre os impactos da pandemia da Covid-19 nos contextos educacionais. Fundamenta-se teórico- metodologicamente em pressupostos qualitativos e na pesquisa exploratória, constituindo os dados por meio de apresentação do estudo às instâncias competentes para sua autorização; consulta documental relativa a Educação Especial na Rede de Ensino investigada; realização de entrevistas semiestruturada com professores de Educação Especial de unidades de ensino de Vila Velha/ES e a coordenadora geral do setor. Recorre ao diário de campo e ao uso de um aplicativo que foi desenvolvido especificamente para a realização das entrevistas produzidos nos meses de fevereiro/março de 2023, elegendo como participantes cinco professores da Educação Especial e a coordenação da pasta. Como resultados, pode-se verificar que a Rede Municipal de Ensino investigada seguiu a tendência nacional e buscou implementar ações para a continuidade do processo educativo dos estudantes por meio do ensino remoto emergencial, recorrendo a uma plataforma, a atividades impressas e contatos via redes sociais, WhatsApp entre outras. Além disso, percebe- se investimentos na formação dos professores e a cessão recursos financeiros para que esses profissionais adquirissem recursos tecnológicos. Destaca-se, também, a parceria entre escola e família para a condução do processo formativo dos alunos no período da pandemia. Desafios, também, atravessaram o processo, como a falta de recursos tecnológicos nos lares dos discentes e dos docentes; dificuldades de os professores utilizarem as tecnologias como ferramenta pedagógica e a produção de uma maior distorção na relação idade-conteúdo-série. As alternativas implementadas e as barreiras citadas também se fizeram presentes no âmbito da Educação Especial, convocando a Rede de Ensino a implementar ações para enfrentar questões que a pandemia e o ensino remoto emergencial deixaram na escolarização desses estudantes. Como Produto Educacional, este estudo apresenta o desenvolvimento de um aplicativo denominado “Educai” que objetiva possibilitar que as famílias dos alunos público-alvo da Educação Especial acompanhem os registros da vida escolar desses educandos, pelo smatphone/tablet.

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