O TEXTO COMO PRODUÇÃO DO DESEJO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: CICERO LEÃO DA CUNHA

Data de publicação: 09/07/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS EDUARDO FERRAÇO Examinador Externo
DANIELLE PIONTKOVSKY Examinador Externo
KEZIA RODRIGUES NUNES Examinador Interno
LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES Presidente
SOLER GONZALEZ Examinador Interno

Resumo: A presente pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação – PPGPE, da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa: Docência e Gestão de Processos Educativos. Sua temática aborda um estudo do intermezzo entre o desejo, a leitura e a produção de texto de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, em uma escola do município de Serra – ES. Sua intencionalidade central busca compreender como os estudantes são afetados pela ação do desejo e como o desejo é produzido com eles/elas. Uma segunda intencionalidade busca compreender o que aproxima e o que distancia o currículo escolar da produção do desejo de estudantes e docentes e como estudantes e docentes, sensibilizados/as com o que aproxima, podem juntos assumir o enfrentamento daquilo que o distancia em prol da produção do desejo coletivo. Sua terceira e última intencionalidade é produzir um álbum de narrativas com os sujeitos envolvidos, destacando possíveis encontros/movimentos que, no percurso da pesquisa, impulsionam a produção do desejo de ler e produzir texto. Seu referencial teórico dialoga ora com Deleuze, ora com Freire, mediados pelo campo problemático da pesquisa, sem tentativa alguma de aproximação ou comparações entre os dois, fazendo uso de suas teorias a partir da discussão que Deleuze faz da teoria como uma “caixa de ferramentas”. Sua metodologia é uma cartografia dos processos envolvidos nos encontros tecidos no cotidiano escolar de seus praticantespensantes relacionados ao intermezzo entre o desejo, a leitura e a produção de texto, produzindo dados a partir das conversações nos encontros quinzenais – fevereiro a maio/2024 – na disciplina de língua portuguesa e no cotidiano escolar. Como Produto Educacional, aposta em Álbum de Narrativas dos estudantes, com destaque para os Contos de Recreio, que surgem por acaso no decorrer da pesquisa. Conscientes da imprevisibilidade dos resultados de uma pesquisa, espera-se que ela contribua para o desenvolvimento da leitura e da produção de texto no Ensino Fundamental; que oportunize à docência uma melhor compreensão dos desafios enfrentados pelos estudantes e que estimule a criação de novos possíveis.

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