A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE ANCHIETA/ES À LUZ DA SALA DE AULA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Nome: LUIZ CLAUDIO DOS SANTOS DOMINGUES

Data de publicação: 23/07/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MIRIA LUCIA LUIZ Examinador Interno
REGINA CELI FRECHIANI BITTE Presidente
SABRINE LINO PINTO Examinador Externo

Resumo: O estudo proposto ao Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo pretendeu demonstrar a contribuição da história local, em ancoragem teórica na Nova História (Burke, 1992), na formação das identidades anchietenses, fazendo uso da história oral temática (Meihy, 1996, 2005), com intuito de intercambiar experiências (Benjamin, 1985). Assim sendo, buscou entender de que forma os usos da história local contribuem para a dinamicidade das aulas de História, partindo do meio no qual os alunos estão inseridos, e como os professores percebem os sentimentos identitários nos alunos, quando trabalham a história local. Durante a pesquisa, buscou-se, no estado do conhecimento, analisar o que vem sendo investigado e os questionamentos utilizados por cada temática preestabelecida, optando-se por dialogar com aquelas temáticas que vão ao encontro desta proposta, trazendo embasamento. Nessa concepção, realizaram-se abordagens sobre o ensino de História e história local (Bittencourt, 2018a, 2018b; Fonseca, 2009; Schmidt; Cainelli, 2010), demonstrando-se como a construção de variados discursos sobre a experiência humana de um determinado local, mediados pela consciência histórica (Rüsen, 1997, 2001, 2006, 2011), possibilita a formação das identidades. Os parceiros selecionados são professores de História que atuam em diferentes escolas municipais, fornecendo amostragens substanciais (Alberti, 2005). As narrativas foram coletadas em entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, relatando suas práticas docentes, com ênfase na história local, bem como dificuldades, desafios e possibilidades. A partir da escuta atenta das narrativas, elaboramos o Produto Educacional intitulado “Pombos-Correio”, com o objetivo de trabalhar as identidades, com ênfase na história local. Os caminhos percorridos demonstraram a potencialidade da história local na formação das identidades, bem como da consciência histórica, porém o parco material didático adequado e os recursos para aulas de campo têm dificultado o processo.

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