UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO SOBRE A RESILIÊNCIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Nome: PRISCILLA ALVES PEREIRA
Data de publicação: 08/07/2024
Banca:
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Papel |
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HIRAN PINEL | Examinador Interno |
TEREZINHA PETRUCIA DA NÓBREGA | Examinador Externo |
VITOR GOMES | Presidente |
Resumo: A dissertação tem como objetivo observar, descrever e compreender uma fenomenologia da resiliência em produções literárias de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental – anos finais. A questão norteadora foi guiada pela seguinte indagação: como se desvela a resiliência de alunos do atendimento educacional especializado do 6º ano do Ensino Fundamental, expressa em suas produções literárias? Nesse contexto, ao longo de dois meses, houve observações, diálogos e produções de texto com três estudantes da referida série que fazem parte do Núcleo de Educação Especial da escola escolhida. No que tange à fundamentação teórica, adotam-se as concepções de envolvimento existencial e distanciamento reflexivo de Yolanda Cintrão Forghieri (2002), compreensão empática de Carl Rogers (1997) e resiliência como flexibilidade psicológica de Vitor Gomes (2015). A fenomenologia existencial para a promoção de uma abordagem que explora significados basilares da existência e das vivências dos estudantes constitui a metodologia da pesquisa. Como instrumentos para a compreensão do fenômeno, analisaram-se produções textuais, entrevistas não diretivas e diário de campo. A partir desse caminho, além da dissertação construída, originou-se como produto a elaboração de cinco videoaulas sobre resiliência e educação especial, destinadas a pesquisadores e professores, as quais estarão disponíveis no canal do Grupo de Pesquisa em Fenomenologia na Educação. Em suma, espera-se integrar as compreensões que emergem da pesquisa no contexto de experiências do fortalecimento da resiliência dos estudantes a fim de fomentar um ambiente mais inclusivo e solidário