EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO: SABERES E FAZERES DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO

Nome: FABIANA MOURA GONÇALVES MORO

Data de publicação: 16/07/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BETÂNIA DE OLIVEIRA LATERZA Examinador Externo
BRUNO DOS SANTOS PRADO MOURA Examinador Externo
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Examinador Interno
REGINA CELI FRECHIANI BITTE Presidente
VILMAR JOSÉ BORGES Examinador Externo

Resumo: O estudo tem como objetivo geral desvelar de que forma as abordagens e as práticas de educação para o patrimônio no ensino de história possibilitam o sentimento de pertença, a valorização das memórias individuais e coletivas, a construção da cidadania, de identidades e a produção do conhecimento histórico. É desenvolvido a partir da linha de pesquisa Docência e Gestão de Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. A pesquisa emerge a partir do seguinte problema: a educação para o patrimônio no ensino de história possibilita a formação de consciência histórica e de identidades, promovendo a valorização de memórias individuais e coletivas? Baseia- se em reflexões e concepções de um ensino de história que trilhe o caminho para formação do sujeito histórico e da consciência histórica conforme Rüsen (2010); apoia-se nas discussões sobre memória, propostas por Jacques Le Goff (2013) e Bosi (2023). Além desses teóricos, fundamenta-se nas reflexões sobre narrativas como concebidas por Benjamin (2012), relacionadas às práticas pedagógicas em educação para o patrimônio propostas por Fernandes (1993, 2021), Fernandes e Pereira (2012), Tolentino (2019) e Mattozzi (2008), considerando a construção de ensino voltada para a valorização da cultura, da memória, da construção de identidades, do reconhecimento das histórias individuais e coletivas e a construção do conhecimento histórico. A partir da concepção de educação para o patrimônio, sua construção e desenvolvimento nas últimas décadas, da legislação nacional e internacional que a viabiliza e das práticas pedagógicas promotoras das identidades no ensino de história, dialoga-se com cinco professores da rede de ensino municipal de Vitória/ES com suporte na metodologia da história oral e com base nos pressupostos de Thompson (1992), Meihy e Holanda (2022), Meihy e Seawright (2022), Delgado (2010), Alberti (2004) e Portelli (2010), a fim de dar-lhes visibilidade partindo da escuta de suas narrativas e da socialização de suas práticas. A educação para o patrimônio no ensino de história é uma prática desafiadora, mas potente, e possibilita a reflexão e a construção de identidades e produção do conhecimento histórico.

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