EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO: SABERES E FAZERES DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO
Nome: FABIANA MOURA GONÇALVES MORO
Data de publicação: 16/07/2024
Banca:
Nome | Papel |
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BETÂNIA DE OLIVEIRA LATERZA | Examinador Externo |
BRUNO DOS SANTOS PRADO MOURA | Examinador Externo |
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA | Examinador Interno |
REGINA CELI FRECHIANI BITTE | Presidente |
VILMAR JOSÉ BORGES | Examinador Externo |
Resumo: O estudo tem como objetivo geral desvelar de que forma as abordagens e as práticas de educação para o patrimônio no ensino de história possibilitam o sentimento de pertença, a valorização das memórias individuais e coletivas, a construção da cidadania, de identidades e a produção do conhecimento histórico. É desenvolvido a partir da linha de pesquisa Docência e Gestão de Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. A pesquisa emerge a partir do seguinte problema: a educação para o patrimônio no ensino de história possibilita a formação de consciência histórica e de identidades, promovendo a valorização de memórias individuais e coletivas? Baseia- se em reflexões e concepções de um ensino de história que trilhe o caminho para formação do sujeito histórico e da consciência histórica conforme Rüsen (2010); apoia-se nas discussões sobre memória, propostas por Jacques Le Goff (2013) e Bosi (2023). Além desses teóricos, fundamenta-se nas reflexões sobre narrativas como concebidas por Benjamin (2012), relacionadas às práticas pedagógicas em educação para o patrimônio propostas por Fernandes (1993, 2021), Fernandes e Pereira (2012), Tolentino (2019) e Mattozzi (2008), considerando a construção de ensino voltada para a valorização da cultura, da memória, da construção de identidades, do reconhecimento das histórias individuais e coletivas e a construção do conhecimento histórico. A partir da concepção de educação para o patrimônio, sua construção e desenvolvimento nas últimas décadas, da legislação nacional e internacional que a viabiliza e das práticas pedagógicas promotoras das identidades no ensino de história, dialoga-se com cinco professores da rede de ensino municipal de Vitória/ES com suporte na metodologia da história oral e com base nos pressupostos de Thompson (1992), Meihy e Holanda (2022), Meihy e Seawright (2022), Delgado (2010), Alberti (2004) e Portelli (2010), a fim de dar-lhes visibilidade partindo da escuta de suas narrativas e da socialização de suas práticas. A educação para o patrimônio no ensino de história é uma prática desafiadora, mas potente, e possibilita a reflexão e a construção de identidades e produção do conhecimento histórico.