A FORMAÇÃO HUMANA E TRANSFORMADORA DA PRÁXIS EDUCATIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Nome: FLAVIA ZEMKE BRAUN

Data de publicação: 10/09/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CHARLES MORETO Examinador Externo
DEBORA MONTEIRO DO AMARAL Presidente
JANINHA GERKE Examinador Interno
MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA Examinador Externo
VALTER MARTINS GIOVEDI Examinador Interno

Resumo: O presente trabalho apresenta a Dissertação de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), na Linha de Pesquisa “Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar”. Investiga quais ações são desenvolvidas atualmente e quais ações poderão ser realizadas na Escola Municipal Comunitária Rural “São João Pequeno”, a fim de potencializar a formação humana e transformadora da práxis educativa da Pedagogia da Alternância. Justifica-se pela percepção que nem sempre a escola consegue atingir sua finalidade de formar cidadãos críticos, conscientes, observadores e questionadores. Em termos teóricos, buscamos aspectos conceituais fundamentais sobre a Educação do Campo, a Pedagogia da Alternância e a concepção de educação pautada na perspectiva de Paulo Freire (2005, 2016), Freire e Shor (1986), Caliari (2002), Gerke de Jesus (2011), Zamberlan (2003), Telau (2015),
Arroyo (2007), Gimonet (2007), Begnami (2019a) e Caldart (2012, 2015). A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa. Nessa perspectiva, fizemos alguns apontamentos inspirados na perspectiva crítica, que nos ajudou a compreender as contradições da realidade. Quanto aos procedimentos, realizamos pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, junto aos sete educadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental da EMCOR “São João Pequeno", localizada no munícipio de Colatina/ES. O estudo se deu entre os anos 2022 e 2024 Para a realização da coleta de dados, recorremos às técnicas: questionário semiestruturado, observação participante e ao diário de campo. Os resultados da pesquisa indicaram que as mediações pedagógicas da Pedagogia da Alternância favorecem o aprofundamento dos conhecimentos da realidade; desenvolvem condições de ensino-aprendizagem que possibilitam a conscientização; propiciam momentos dialógicos e promovem a reflexão crítica do mundo e das relações sociais; assim como proporcionam aos educadores e aos educandos momentos formativos, com trocas de experiências, trabalho coletivo e cooperado, reflexão crítica sobre a prática, dialogicidade, participação e tomada de consciência. O estudo revelou, ainda, que há diferenças entre a concepção freireana de tema gerador e a concepção descrita por parte do grupo de professores, baseados na visão de tema gerador vivenciado pelo movimento da Pedagogia da Alternância. Os educadores apontaram a necessidade de formações e aprimoramento das mediações didático-pedagógicas. Por fim, como proposta de produto educativo, elaboramos um Projeto de Formação para os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental da escola, em conformidade com os princípios políticos e pedagógicos da Pedagogia da Alternância e organizados de acordo com a concepção de Educação crítico-libertadora na perspectiva freireana.

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