A MEDIAÇÃO DA LEITURA/LITERATURA NA ESCOLA: UMA VIVÊNCIA/EXPERIÊNCIA DIALÓGICA COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Nome: MARIA BEATRIZ FERREIRA CELESTINO
Data de publicação: 04/07/2024
Banca:
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Papel |
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ALEXANDRO BRAGA VIEIRA | Examinador Interno |
REGINA GODINHO DE ALCANTARA | Presidente |
TATIANA APARECIDA MOREIRA | Examinador Externo |
Resumo: Esta pesquisa surge a partir das indagações e das reflexões de nossa vivência por meio do trabalho com a literatura desenvolvido em uma escola da rede municipal de Vitória-ES e da vivência no Programa Residência Pedagógica (PRP), como preceptora do subprojeto de Língua Portuguesa, que teve como mote, em sua 1ª, 2ª e 3ª edições. Objetiva, principalmente, contextualizar e analisar o trabalho com a leitura e a literatura desenvolvido na escola, em articulação e colaboração com os residentes do Programa Residência Pedagógica (subprojeto Língua Portuguesa), no sentido de verificar impressões e impactos para a formação discente e docente. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa, que tem a análise documental como sua principal metodologia de pesquisa. O corpus documental é constituído de documentos referentes às três edições do PRP (Capes e UFES), leis, decretos, portarias e editais, bem como relatórios, relatos e artigos produzidos por residentes desse Programa. O referencial teórico apresenta-se dividido com foco nas temáticas que fomentaram o interesse pela pesquisa: a perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2003. 2010. 2016; Volóchinov, 2017); o trabalho com a leitura e a literatura (Candido, 2011; Zilberman, 2012a, 2012b); a formação de professores (Nóvoa,1999); e a práxis – relação teoria e prática articulada com o professor intelectual crítico-reflexivo, com vistas à constituição da identidade (Freire, 1996; Pimenta; Lima, 2017).