A FORMAÇÃO PERMANENTE FREIREANA DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO CASTELO/ES, COM BASE EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Nome: SILVANA MARTINS DE CARVALHO

Data de publicação: 24/01/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DEBORA MONTEIRO DO AMARAL Presidente
JOSEMIR ALMEIDA BARROS Examinador Externo
SOLER GONZALEZ Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa "Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar", tem como objetivo geral propor caminhos e possibilidades para a formação permanente de professores e professoras de Educação Física de escolas do campo, na perspectiva freireana, a partir das limitações e potencialidades de suas concepções e práticas pedagógicas. Dentre os objetivos específicos, postulamos: i) investigar, por meio de revisão de literatura, quais são as produções a respeito de práticas de Educação Física no contexto de escolas do campo e ii) acompanhar as práticas pedagógicas dos professores e das professoras, bem como suas percepções, por meio de observação e escuta, problematizando e analisando os dados a partir do referencial freireano. Uma das indagações que balizam a investigação é: Como se dá o processo de formação continuada dos professores e das professoras de Educação Física do campo do município de Conceição do Castelo, no Espírito Santo, e de que forma esse processo pode contribuir para uma educação que seja crítico-libertadora para os/as estudantes inseridos/as neste contexto? Apresenta vertente qualitativa e consistiu em aprofundar a compreensão das práticas pedagógicas do grupo de cinco professores e professoras de Educação Física das escolas do campo nesse município. A produção dos dados compreendeu: i) aplicação de questioário; ii) entrevistas semiestruturadas; iii) análise de documentos – práticas pedagógicas e iv) observação in loco pela pesquisadora, com registro em diário de campo. Dessa forma, os resultados nos mostraram que há um consenso sobre a relevância e a necessidade de momentos formativos compartilhados com os/as profissionais de área. Esse reconhecimento da importância da formação permanente não surge apenas como uma demanda profissional, mas também como uma prática que fortalece o vínculo entre teoria e prática, potencializando o desenvolvimento coletivo e individual e promovendo uma educação humanizadora.

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