ENCONTROS COM CRIANÇAS E IMAGENS CINEMATOGRÁFICAS: A EXPANSÃO DOS MOVIMENTOS DE INVENÇÕES CURRICULARES
Nome: GEIZA TURIAL DE ALMEIDA LOVATTE
Data de publicação: 05/12/2024
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
DANILO ARAÚJO DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
SANDRA KRETLI DA SILVA | Presidente |
TANIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI | Examinador Interno |
Resumo: A pesquisa explora a força dos encontros entre crianças e imagens cinematográficas no contexto escolar. Seu objetivo geral é cartografar os movimentos curriculares que se constituem mediante esses encontros. Especificamente, busca acompanhar as intensidades desses encontros e as fabulações das crianças, problematizar processos de desterritorialização e reterritorialização curricular e apresentar o produto educacional, os scrapescritos, criados desde os encontros com curtas-metragens. O referencial teórico recorre à filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, cuja abordagem oferece uma estrutura conceitual para vivenciar a aprendizagem e o currículo de maneira não linear e inventiva. A pesquisa evoca a abordagem deleuziana do afeto e percepto, valorizando esses elementos na experiência e usando a imagem cinematográfica como disparadora de pensamento. Metodologicamente, utiliza o método cartográfico, que visa acompanhar processos e investigar produções, focando-se nas trajetórias em vez de representar um objeto fixo. Propõe o uso de redes de conversação como espaços de produção coletiva de conhecimento, experimentando o currículo rizomático como alternativa ao currículo tradicional. A pesquisa sugere que os saberes, fazeres e afetos que emergem nos encontros das crianças com as imagens cinematográficas possibilitam uma ruptura com o pensamento dogmático. Neste movimento, as crianças fabulam novas imagens de currículo, de aprendizagem, de escola e de mundo. Os resultados indicam que as imagens cinematográficas são forças capazes de criar novos possíveis, expandindo a potência do coletivo e afirmando uma vida que não se adequa às padronizações curriculares.