BRINCAR COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS: USOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nome: JENNIFFER RIBEIRO SALES
Data de publicação: 19/12/2024
Banca:
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Papel |
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KEZIA RODRIGUES NUNES | Presidente |
LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES | Examinador Interno |
MARIA RIZIANE COSTA PRATES | Examinador Externo |
Resumo: A pesquisa destaca como tema: o papel central do brincar como um conteúdo potente de aprendizagem na Educação Infantil, utilizando como recurso os materiais não estruturados. O objetivo geral é compreender como os materiais não estruturados podem ser potencializadores das brincadeiras e aprendizagens na Educação Infantil. Propõe como objetivos específicos: a) conhecer o que tem sido produzido em dissertações e teses sobre as contribuições do brincar e do uso de materiais não estruturados e seus usos na Educação Infantil; b) ampliar contribuições para as práticas curriculares com materiais não estruturados em uma escola pública em Viana/ES; c) discutir e problematizar os efeitos dos usos dos materiais não estruturados nas brincadeiras e aprendizagens das crianças; d) sistematizar como produto educacional um e-book com experiências e trabalhos pedagógicos com materiais não estruturados na Educação Infantil. O referencial teórico: é amparado nas contribuições do brincar para crianças (Kishimoto, 2003; Wajskop, 2012), na relação da criança com a natureza e a valorização (Fochi, 2023; Horn; Barbosa, 2022; Tiriba 2023) e na ampliação de práticas curriculares inventivas cotidianas (Certeau, 2014; Ferraço, 2003, 2005; 2007, 2016, 2021; Garcia, 2015; Macedo et al.,2011; Nunes; Neira, 2021; Oliveira, 2005; Sacristán, 2001; Silva, 2023). O estudo é qualitativo e adota como metodologia: a pesquisa com os cotidianos escolares. Participaram da pesquisa uma professora e uma turma de 20 crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil no 1º semestre de 2024. Como instrumentos para produção de dados, utilizaram-se registros em diário de campo, fotografias, observações e conversas. O método recorre às práticas cotidianas na mediação com crianças e professoras, com elaborações de contextos brincantes com o material não estruturado, para potencializar a criação, a interação e a produção criativa na infância. Espera-se que a pesquisa implique formação acadêmica qualificada com ampliação de conhecimentos e experiências que contribuam para a autoridade docente; práticas pedagógicas docentes atentas às possibilidades com o material não estruturado; crianças mais felizes e valorizadas em seus processos de aprender, brincar, criar e viver, para além do excesso de consumo estéril.