VÍDEOS EDUCATIVOS E LITERÁRIOS EM LIBRAS COM FOCO NA COMPREENSÃO VISUAL
Nome: CARLOS EDUARDO SOARES DE BARROS
Data de publicação: 19/03/2025
Banca:
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Papel |
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EDNALVA GUTIERREZ RODRIGUES | Presidente |
FABIANO SOUTO ROSA | Examinador Externo |
KEILA CARDOSO TEIXEIRA | Examinador Interno |
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral é investigar a produção de um material visual, em Libras, que represente a identidade do sujeito surdo, servindo de apoio para professores surdos na criação de vídeos voltados ao desenvolvimento linguístico da criança surda. Tem como objetivos específicos: investigar o papel do professor surdo na produção do material visual, em Libras; refletir sobre a importância de considerar aspectos próprios da infância para a produção de materiais para crianças surdas; apresentar uma proposta de ensino de produção de texto em língua de sinais e do componente curricular dos adjetivos; elaborar, como produto educacional, um guia para a produção de vídeos, considerando aspectos técnicos e pedagógicos. Para fundamentar a nossa discussão, utilizamos autores do campo dos estudos surdos em educação, que não entendem o surdo a partir da ausência da audição, mas o consideram do ponto de vista da diferença. Dessa forma, a partir de Quadros (2016) e Perlin (2003), vamos discutir as temáticas da cultura surda, identidade surda e protagonismo/autoria surdo/a. Moran (2010) discute a importância da utilização de vídeos em sala de aula, destacando sua relevância como recurso pedagógico. Segundo Bakhtin (2010), os textos, escritos ou imagéticos, estão sempre em diálogo com outros textos. Nesse contexto, crianças surdas podem criar e produzir novos textos utilizando a língua de sinais e recursos visuais. Adota a pesquisa exploratória que tem como objetivo compreender e experimentar diferentes possibilidades na compreensão de um fenômeno. Esperamos que esta pesquisa colabore com os professores para que compreendam melhor a língua de sinais por meio da produção de vídeos em Libras.