AÇÃO MEDIADA EM UMA AULA INVESTIGATIVA SOBRE MICRORGANISMOS JUNTO A UM GRUPO DE ALUNOS DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ES
Nome: YURI BASSI DE OLIVEIRA
Data de publicação: 19/03/2025
Banca:
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Papel |
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GIOVANI ZANETTI NETO | Examinador Externo |
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA | Examinador Interno |
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI | Presidente |
Resumo: O tema desta pesquisa envolve as interações discursivas travadas entre mim (professor e pesquisador), uma professora regente de Biologia e um grupo de alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual de São Mateus-ES durante uma aula investigativa sobre microbiologia. O objetivo desta pesquisa é analisar a mediação realizada entre professora, pesquisador/autor e os/as estudantes durante o desenvolvimento da Sequência de Ensino investigativo sobre Microrganismos. O referencial teórico se baseia na abordagem de ensino de ciências por investigação e na teoria histórico-cultural de Wertsch, chamada “ação mediada”. A metodologia adotada é qualitativa, colaborativa e exploratória. Através da elaboração e aplicação colaborativa da sequência de ensino investigativo, foi analisada a interação entre os agentes utilizando instrumentos como observação, diário de campo, questionários e gravações em áudio das interações durante as atividades. As análises foram fundamentadas nos princípios do ensino por investigação e na ação mediada, enquanto unidade de análise. Os resultados indicaram que a interação social intencional entre alunos e professores durante as aulas investigativas sobre microrganismos promoveu um ambiente colaborativo, no qual, os alunos puderam compartilhar ideias, discutir conceitos e esclarecer dúvidas, enriquecendo a compreensão coletiva. Esse processo ajudou os estudantes a desenvolverem habilidades sociais e de comunicação essenciais na construção do conhecimento científico. A pesquisa nos mostra que, por meio de uma mediação pedagógica qualificada e dialógica, é possível construir uma atividade de caráter investigativo no ensino de Biologia. Como desfecho, foi elaborado um Guia Didático com o intuito de orientar, inspirar e incentivar outros professores da educação a implementar aulas na abordagem investigativa.