SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA SOBRE A CULTURA POMERANA
Nome: CLOVIS MARIANO DOS SANTOS
Data de publicação: 26/02/2025
Banca:
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Papel |
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REGINA CELI FRECHIANI BITTE | Presidente |
ROSALI RAUTA SILLER | Examinador Interno |
SÔNIA MARIA DOS SANTOS | Examinador Externo |
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo, conhecer e compreender por meio das narrativas dos professores/as de história da rede pública municipal de Santa Maria de Jetibá/ES, quais saberes mobilizam para trabalhar a cultura pomerana em sala de aula. Busca ainda compreender as questões motivadoras que levaram os pomeranos a deixar sua terra natal e o contexto histórico quando da sua chegada e instalação em terras brasileiras; procura identificar os saberes mobilizados pelos professores/as de história utilizados na valorização da cultura pomerana e sua relação com a construção da identidade; busca identificar nas narrativas dos sujeitos de imigração pomerana suas lembranças em relação a sua cultura nos espaços públicos e privados, além de produzir um documentário sobre a cultura pomerana em contextos escolares. Para atingir os objetivos de nossa investigação, apoiamos nossa pesquisa nos pressupostos teóricos metodológicos da História Oral por meio dos estudos de Meihy e Passos (1996), Alberti (2004), e Portelli (2010). Ao discutir os saberes profissionais, dialogamos com Tardif (2014), Tardiff e Lassard (2012), e Monteiro (2007). Analisamos ainda as questões de identidade com base nos estudos de Bauman (2005); Hall (2006) e Silva (2014).