CÍRCULOS DE CULTURA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO MÉDIO
Nome: SAYONARA DE ANDRADE DUTRA
Data de publicação: 14/04/2025
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
JANINHA GERKE | Examinador Interno |
OLINDINA CIRILO NASCIMENTO SERAFIM | Examinador Externo |
PATRICIA GOMES RUFINO ANDRADE | Presidente |
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar o círculo de cultura como prática pedagógica antirracista no ensino médio na disciplina de Língua Portuguesa na EEEFM Domingos José Martins, escola que recebe estudantes da comunidade quilombola Graúna. As inquietações emergidas logo no início da pesquisa nos conduziram para a realização de uma prática antirracista, pensando em uma metodologia que promovesse o respeito ao outro a partir de narrativas confessionais, reconhecendo e valorizando o grupo étnico presente no ambiente escolar. Nesse sentido, adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa, com questionário diagnóstico e captura de narrativas em rodas de conversa, cujo desenho metodológico conduziu à pesquisa-ação exploratória e também à análise do discurso. Como resultado, exploramos as narrativas confessionais dos estudantes da EEEFM Domingos José Martins e criamos uma sequência didática no formato digital de círculo de cultura e também um podcast com as narrativas compartilhadas nos círculos. A partir disso, a pesquisa revelou a eficácia do círculo de cultura na promoção da identidade quilombola e não quilombola, especialmente na redução de preconceitos raciais entre os alunos.