UM OLHAR SOBRE A ORALIDADE: REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DIALÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Nome: AMANDA CAMPOS CÂNDIDO

Data de publicação: 01/08/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MAYELLI CALDAS DE CASTRO Examinador Externo
REGINA GODINHO DE ALCANTARA Presidente
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno

Resumo: Este estudo teve como temática o trabalho com a oralidade e a produção de gêneros discursivos orais no contexto dos anos finais do ensino fundamental. O objetivo foi analisar que concepções subsidiam as práticas de professores de Língua Portuguesa dos anos finais da Rede Municipal de Cariacica – Espírito Santo (ES), no intuito de compreender a abordagem do trabalho com a oralidade e identificar possibilidades, obstáculos e desafios associados a essas práticas. Visando à compreensão e análise dos dados produzidos, mobilizou-se uma concepção de linguagem ancorada na perspectiva enunciativo-discursiva, especialmente a partir das contribuições de Mikhail Bakhtin e seu Círculo. No campo do ensino da oralidade, dialogou-se com os estudos de Fávero, Andrade e Aquino (2014), Marcuschi (2001, 2008) e Travaglia (2017), que oferecem importantes subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com gêneros orais no contexto escolar. Partiu-se, ainda, da compreensão de que enunciar é, por natureza, argumentar. Ainda, foram utilizadas as contribuições de Azevedo et al. (2023) e Goulart (2007). A pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, conduzida por meio de duas frentes: consulta documental e aplicação de questionário on-line. Por meio da consulta documental, observou-se um descompasso entre a concepção de linguagem enunciativo-discursiva defendida pelos documentos e sua aplicação prática, marcada pela lógica de competênci as e habilidades. A partir dos questionários aplicados, identificou-se que os professores reconhecem a importância da oralidade, mas enfrentam desafios, como falta de tempo, recursos, indisciplina e baixa participação dos estudantes. Apesar disso, há esforços para ampliar as práticas de linguagem, embora ainda predominem abordagens gramaticais. O estudo possibilitou a elaboração de um planejamento didático que compõe o produto educacional desta pesquisa. Com isso, o material surge da necessidade de alinhar propostas pedagógicas às práticas concretas, aos desafios enfrentados e às expectativas dos docentes. Com foco no fortalecimento do ensino da oralidade em sala de aula, a proposta foi concebida para ser flexível e adaptável, sendo construída a partir de situações reais ou simuladas/ficcionalizadas, conectadas às vivências e aos contextos socioculturais dos estudantes.

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