Práticas educativas e inclusão escolar
Código: PMPE1010
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: A organização do trabalho na escola numa perspectiva inclusiva. Planejamento, avaliação e trabalho pedagógico coletivo entre os profissionais da escola. Processos formativos de profissionais da educação básica em escolas da cidade e do campo.
Bibliografia: BIANCHETTI, Lucídio; CORREA, José Alberto. In/exclusão no trabalho e na educação: aspectos mitológicos, históricos e conceituais. Campinas: Papirus, 2011.
CARVALHO, Rosita Edler. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2008. 152 p.
CAIADO, K.R.M.; MELETTI, S.M.F. Educação Especial na educação do campo no estado de São Paulo: uma intreface a ser construída. In: BEZERRA NETO, L.; BEZERRA, M.C.S. (Org.), Educação para o campo em discussão: subsídios para o Programa Escola Ativa. Brasília: SECADI, 2011.
ESTEBAN, M. T. Escola, currículo e avaliação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FREITAS; Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho Pedagógico e da didática. Campinas/ SP. Papirus, 1995.
FREITAS, M. C. O aluno incluído na educação básica. São Paulo: Cortez, 2013.
FREITAS, Marcos Cesar (Org.). Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de recomeçar. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MEIRIEU, P. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: ArtMed, 2005.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Bibliografia complementar
ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
FREITAS, L. C. de. A luta por uma Pedagogia do meio: revisitando o conceito. In: PISTRAK, M.M. (Org.). A escola-comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Marenich. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 9-103.
SHULGIN, V. N. Rumo ao politecnismo. Tradução de Alexey Lazarev e Luiz Carlos de Freitas. São Paulo: Expressão Popular, 2013.