Seminários Temáticos sobre a Formação de Professores
Código: PMPE1017
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Configura-se como uma disciplina eletiva, referente à linha de Pesquisa Docência e Gestão de Processos Educativos, propõe contribuir para a discussão em relação a produção de conhecimentos na área de formação de professores, especialmente para o Ensino Fundamental, Médio e Superior, políticas de profissionalização docente e o desenvolvimento profissional de professores. Colabora para a elaboração de textos a serem produzidos pelos participantes, com vistas à apresentação em eventos e publicações, bem como contribuir para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa.
Bibliografia: ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Orgs). Estágios Supervisionados na Formação Docente. São Paulo: Cortez, 2014.
ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. Centralidade dos estágios em cursos de Didática nas Licenciaturas: rupturas e ressignificações. In: ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Orgs). Estágios Supervisionados na Formação Docente. São Paulo. Cortez Ed. 2014. p. 15-40.
AROEIRA, K. P. Estágio supervisionado e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos entre a universidade e escola. In: ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Orgs). Estágios Supervisionados na Formação Docente. São Paulo. Cortez Ed. 2014.. p. 113-151.
Brasil. Censo da Educação Básica. MEC/INEP, 2009
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jspdata=02/07/201...
Brasil. Lei 11.738/2008. Define o Piso Salarial Nacional para os profissionais do Magistério.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2014.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. S.P. Cortez Ed.. 2002.
EVANGELISTA, O. Qualidade da Educação Pública: estado e organismos internacionais. In. LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V.; LIMONTA, S. V. Qualidade da Escola Pública . políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: CEPED, 2013. p. 13 . 46.
FREITAS, L. C.. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr.-jun.2012. http://www.cedes.unicamp.br
GARCIA, C.M. Formação de Professores para uma mudança educativa. Porto. Porto Ed. 1999.
GUIMARÃES, Socialização Profissional e Profissionalização Docente. In Guimarães (org). Formar para o mercado ou para a autonomia? O papel da universidade. Campinas: Papirus, 2006. p. 129-152.
GUIMARÃES. V.S. Formação de professores: saberes, identidade, profissão. Campinas: Papirus, 2004.
GUSMÃO, J. B. Significados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 100-124, jan./abr. 2013.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar . políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012. Partes I e II . p. 37 a 302.
LIBÂNEO, J.C. Internacionalização das políticas educacionais e repercussões no funcionamento curricular e pedagógico das escolas. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V.; LIMONTA, S. V. Qualidade da Escola Pública . políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: CEPED, 2013. p. 47 . 72.
NÓVOA. A. Nada substitui um bom professor: propostas para uma revolução no campo da formação de professores. In: GATTI, B. A. et al. (Orgs). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora UNESP, 2013. Cap. 10, p. 199 . 210.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15 . 38.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito.7. ed. São Paulo. Cortez Ed. 2012
PIMENTA, S.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, .
PIMENTA, S.G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo. Cortez Ed. 2012.
PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores . unidade teoria e prática? S.P. Cortez Ed. 11. ed. 2012. parte II. p. 97 . 141; e Parte Final. p. 203 . 209.
QUEIROZ, V. F. R. A formação de professores nas pesquisas nacionais e estrangeiras: tendência e desafio.