CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo compreender a Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior. Como opção metodológica, adota uma abordagem de caráter qualitativo, de cunho documental compreendendo os documentos, objeto da pesquisa, como texto/enunciado (Bakhtin, 2003). Este material, apresentado pelo MEC em 2021, conta com seis cadernos, que compõem uma proposta de ensino para estudantes surdos da educação básica ao ensino superior e apresenta como objetivo, contribuir para a inclusão dos estudantes surdos por meio de um currículo que respeite a diversidade linguística da comunidade surda, numa perspectiva bilíngue. Espera-se que a leitura e sistematização desses materiais, ajude a consolidar os direitos, já conquistados nessa área, especialmente no campo da alfabetização e produção de materiais audiovisuais.

Data de início: 09/05/2022
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador EDNALVA GUTIERREZ RODRIGUES
Pesquisador KEILA CARDOSO TEIXEIRA
Vice-Coordenador ERICLER OLIVEIRA GUTIERREZ OUEDRAOGO
Transparência Pública
Acesso à informação

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