EDUCAÇÃO DE SURDOS NOS CONTEXTOS BRASILEIRO E MEXICANO: FORMAÇÃO, POLÍTICAS E PRÁTICAS.
Resumo: Trata-se de um estudo que objetiva analisar as formações, as políticas e as práticas desenvolvidas na educação de surdos nos contextos brasileiro e mexicano. Justifica-se, especialmente, pelas oportunidades em: a) aprofundar problematizações que emergiram nas missões de trabalho internacionais do grupo de pesquisa: Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais nos anos de 2014, 2017, 2018 e durante o estágio de doutoramento no exterior no primeiro semestre do ano de 2020; b) dinamizar a formação de recursos humanos para atuação na educação de surdos sob a perspectiva de um estudo comparado internacional; c) subsidiar a continuidade da cooperação técnico-científica com a administração pública do Estado de Veracruz/MEX, no Estado de Jalisco/MEX e no Estado do Espírito Santo, bem como, com pesquisadores da Universidad Veracruzana/MEX e da Universidad de Guadalajara. Em termos teórico-metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que assume os pressupostos da Educação Comparada Internacional. Assume-se a perspectiva da Sociologia Figuracional elaborada por Norbert Elias em diálogo coma literatura que versa sobre as formações, as políticas e as práticas na educação de surdos do Brasil e do México. Nesse enredo, tem como orientação investigativa a noção da Educação Comparada Internacional como prática social, reflexiva e crítica que, sem perder de vista a interrelação dos contextos micro e macro, visa a ampliação das possibilidades de análises e compreensão dos processos sociais. Subsidiados por essa noção, a pesquisa será desenvolvida em duas etapas e os dados serão produzidos por meio da análise documental, das entrevistas semi-estruturadas, das conversas e das observações participantes. Terá como espaços empíricos de investigações os municípios de Vitória/ES BRA, o município de Guadalajara/JAL MEX e o município de Xalapa/VER MEX. Detalhadamente, durante a segunda etapa da pesquisa, serão desenvolvidos estudos de caso focalizando quatro instituições públicas que contam com a matrícula de estudantes surdos, sendo: duas em Vitória/ES BRA, uma em Xalapa/VER MEX e uma em Guadalajara/JAL MEX. Em articulação com as ações extensionistas das universidades envolvidas, propõe-se 02 cursos formativos (um em cada país) com carga horária mínima de 120h com temas relacionados com a educação de surdos, envolvendo gestores, professores regentes, professores de línguas de sinais e tradutores e intérpretes de línguas de sinais que, também, serão sujeitos desta pesquisa.
Data de início: 01/07/2022
Prazo (meses): 36
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | FABIANO DUARTE VALENTE |
Coordenador | EULUZE RODRIGUES DA COSTA JÚNIOR |
Pesquisador | EDSON PANTALEÃO ALVES |
Pesquisador | LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO |
Pesquisador | REGINALDO CÉLIO SOBRINHO |