A presença da teoria de Paulo Freire na Educação do Campo no Espírito Santo

Resumo: A Educação do Campo é referenciada também na Educação Popular, em suas variadas correntes. Daí decorrem o entendimento e o acolhimento da dimensão educativa da própria condição de oprimido e sua superação como formadora do ser humano mais humano: ser mais. O diálogo com Paulo Freire conduz a hipótese de que a Educação do Campo possa ser entendida como uma das realizações da pedagogia do oprimido ao passo que afirma que os pobres do campo como sujeitos legítimos de um projeto emancipatório e, por isso mesmo, educativo. A presente pesquisa pretende, portanto, compreender se e como a Teoria Freireana tem permeado os currículos e as práticas da Educação do Campo no Espírito Santo. Através de uma perspectiva dialética e dando continuidade a pesquisa documental realizada durante o período do meu pós-doutorado (2021), que teve como objetivo verificar a presença de Paulo Freire nos cursos de Licenciatura em Educaçao do Campo, a proposta desta pesquisa, será ampliar o lócus e também ivestigar os currículos e as práticas nas educação básica de escolas do campo, nas Escolas Família Agrícola e nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo do Espírito Santo. A pesquisa tem também a finalidade de identificar se e como a perspectiva da educação popular e da pedagogia do oprimido defendida pelo movimento da Educação do Campo se fazem presentes na educação do campo em dierentes modalidades de ensino. Espera-se com esta pesquisa, conseguir mapear e compreender a presença de Paulo Freire nos curriculos e práticas da Educação do Campo e poder contribuir com essa discussão do Estado do Espírito Santo. Esta pesquisa tem sua relevância por ser inédita e colocar em evidência a importância da Teoria Freireana no currículo no ensino superior e educação básica, em especial, em cursos baseados na educação popular.

Data de início: 01/01/2021
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador DEBORA MONTEIRO DO AMARAL
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