O ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: currículo(s), práticas pedagógicas e formação docente
Resumo: Face à constatação de que, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (2001) -, o Brasil ensaia, com o componente curricular Língua Portuguesa, imprimir nas escolas um ensino ensejado pela dialogia e pela interação, com evidência para o texto como objeto de ensino da língua, - concepção que é afirmada no atual documento curricular oficial, a Base Nacional Comum Curricular, BNCC (2018) - e, mediante a reincidência que se apresenta, na educação escolar brasileira, da obstaculização da apropriação dos processos de linguagem por uma abordagem enunciativa e contextualizada, reverberando no fato de que estudantes ainda terminam a educação básica com problemas no que tange ao ler e escrever de forma autônoma e crítica (ANTUNES, 2003, 2012), o projeto de pesquisa O ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: currículo(s), práticas pedagógicas e formação docente, ao evidenciar a problemática que ainda persiste na educação brasileira quanto à abordagem didático-pedagógica, de cunho teórico-metodológico, referente ao trabalho com a linguagem em sala de aula, configura-se como espaço-tempo de estudo, pesquisa e atualização para profissionais e também estudantes que atuam com o ensino de língua portuguesa na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), propondo-se a conjugar saberes teórico-práticos que auxiliem o (re)pensar das práticas de ensino da língua(gem), no que tange, principalmente, ao trabalho com a leitura, a produção textual e a análise e reflexão sobre a língua.
Data de início: 07/06/2023
Prazo (meses): 36
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA |