Imagens educativas das transições na Educação Básica: cartografias dos processos de subjetivação com as infâncias, adolescências e juventudes do Espírito Santo

Resumo: Objetiva compreender os processos de transição vivenciados por bebês, crianças, adolescentes e jovens nos cotidianos da educação básica. Para tanto, busca mobilizar as imagens dos processos de subjetivação experienciados pelos sujeitos da pesquisa nos currículos escolares em diferentes municípios do Espírito Santo (ES). Problematiza: em que sentido os processos transitórios experienciados pelos estudantes ajudam a deslocar o pensamento clássico de uma ética de juízo moral referente às condutas humanas para a ética como modo em que o indivíduo se constitui a si mesmo como um sujeito moral de suas próprias ações? Intenciona: a) cartografar as imagens e narrativas de bebês, crianças, adolescentes e jovens em processos de transição nos cotidianos da educação básica; b) problematizar quais os conceitos de currículos são produzidos nesses intermezzo e como potencializam os processos de aprender e ensinar; c) mapear as experiências transitórias vividas e seus efeitos para a constituição da subjetividade dos estudantes na educação básica; d) fortalecer as parcerias e as dinâmicas de formações entre as redes federal e municipal nos estudos dos currículos, potencializando ações que estimulem as pesquisas e a socialização desses saberes e fazeres. Atenta-se aos currículos produzidos como redes de conhecimentos, aos currículos realizados (Ferraço, 2008) pelos sujeitos na legitimidade de suas demandas e, à multiplicidade de linguagens que compõe os movimentos educativos nos contextos das unidades de ensino das secretarias municipais e estadual de educação do ES e do Ministério da Educação. Mobiliza a pesquisa-intervenção com a cartografia (Passos, Kastrup, Escóssia, 2020; Deleuze, Guattari, 1995) para a produção e análise dos processos da pesquisa (Gouveia; Gomes, 2023). Para produção de dados utilizará a observação participante e a aposta nas redes de conversações (Carvalho, 2009) com/entre os sujeitos da pesquisa e docentes, os registros em diário de campo, registros fotográficos e fílmicos. Teoricamente, apoia-se nos estudos de Foucault (2016) para debater os conceitos de ‘artes de viver’; ‘tecnologia de si’; ‘governamentalidade’; ‘experiência’ e ‘subjetivação’, já com Deleuze, o conceito de ‘rizoma- intermezzo’, a fim de colocar em análise os efeitos dos processos de transição vividos durante a educação básica para a produção da subjetividade dos estudantes nos currículos do ES.

Data de início: 03/05/2024
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado CÍCERO LEÃO DA CUNHA
Colaborador KEZIA RODRIGUES NUNES
Coordenador LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES
Pesquisador RAYRA SARMENTO FERREIRA SUBTIL
Pesquisador DELUZIA DALEPRANE QUEIROZ PÉRES

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