Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Migração, Interculturalidade, Diversidade Linguistica

Resumo: Este subprojeto configura-se em uma pesquisa intitulada “Mulheres-mães discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: entre maternagem, vida acadêmica e a luta por políticas de equidade de gênero na Universidade, vinculado ao Projeto “Infâncias, Migração, Interculturalidade e Diversidade Linguística, ao qual sou a Coordenadora. Tem como objetivo analisar os percursos de formação acadêmica de discentes, mulheres- mães, da classe trabalhadora do campo, matriculadas nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Centro de Educação, campus Goiabeiras/Vitória. Adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa, para a “geração de dados” e a História Oral como aporte metodológico, que nos permitirá ouvir as vozes das discentes mulheres-mães do respectivo curso. O recorte de gênero na investigação justifica-se pelo fato do ônus da maternidade surgir como uma problemática que circunda as mulheres por serem elas, no contexto da divisão sexual do trabalho, que devem cuidar dos filhos/as e do lar, gerando uma experiência com a maternidade eivada de sobrecargas, mitigação de direitos e carência de autonomia. Além de gênero, serão interseccionadas raça, classe, idade, territórios, trabalho e maternagem, que implicam na trajetória acadêmica dessas mulheres. Partindo da premissa de que uma universidade popular é aquela que se preocupa e se compromete com o processo de democratização, equidade e justiça social, para que isso aconteça, medidas antidiscriminatórias e estratégias devem ser tomadas. Nesse sentido, a relevância deste projeto reside em não somente dar visibilidade as dimensões das dificuldades enfrentadas pelas mulheres que são mães estudantes, residentes em regiões longínquas de diversos municípios do Estado do Espírito Santo, mas, que os resultados possam contribuir primordialmente na criação e implementação de políticas que contribuam para combater com a exclusão dessas mulheres no espaço acadêmico , além de ampliar os debates e pesquisas sobre gênero, potencializar a Ciranda da Ledoc, espaço de educação não escolar que acolhe as crianças do campo na Universidade e, criar outras estratégias que visem assegurar o pleno acesso como também que garantam sua permanência e qualidade no desempenho acadêmico dessas mulheres na educação superior.

Data de início: 29/03/2024
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador ROSALI RAUTA SILLER
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