Política e gestão da educação nos municípios do estado do Espírito Santo: capacidades técnico-administrativas, política, orçamentária e incidência privada

Resumo: Devido às características históricas, geográficas, aspectos socioeconômicos, culturais e políticos 71% dos municípios do estado do Espírito Santo são de pequeno porte, 20% de médio porte e 9% de grande porte, considerando os dados do IBGE. Até 2023 somente 29 municípios constituíam sistema de educação próprios. Essa estrutura em que 49 municípios compõe o sistema estadual, mostra a lacuna de autonomia municipal na área educacional. Além, disso, observando a fragilidade nas relações intergovenamentais, conforme levantamento já realizado, se aprofunda a privatização da educação, de forma visível ou oculta na gestão, oferta e currículo nos municípios. Tendo em vista as características locais, a interferência estadual, as capacidades estatais municipais e, em especial as capacidades técnico-administrativa, política e orçamentária dos municípios, essa pesquisa se propõe discutir as consequências desse conjunto de fatores para as políticas e gestão da educação dos municípios.

Data de início: 21/06/2024
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado ADRIANA SPERANDIO MARTINELLI
Coordenador EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910