Política e gestão da educação nos municípios do estado do Espírito Santo: capacidades técnico-administrativas, política, orçamentária e incidência privada
Resumo: Devido às características históricas, geográficas, aspectos socioeconômicos, culturais e políticos 71% dos municípios do estado do Espírito Santo são de pequeno porte, 20% de médio porte e 9% de grande porte, considerando os dados do IBGE. Até 2023 somente 29 municípios constituíam sistema de educação próprios. Essa estrutura em que 49 municípios compõe o sistema estadual, mostra a lacuna de autonomia municipal na área educacional. Além, disso, observando a fragilidade nas relações intergovenamentais, conforme levantamento já realizado, se aprofunda a privatização da educação, de forma visível ou oculta na gestão, oferta e currículo nos municípios. Tendo em vista as características locais, a interferência estadual, as capacidades estatais municipais e, em especial as capacidades técnico-administrativa, política e orçamentária dos municípios, essa pesquisa se propõe discutir as consequências desse conjunto de fatores para as políticas e gestão da educação dos municípios.
Data de início: 21/06/2024
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | ADRIANA SPERANDIO MARTINELLI |
Coordenador | EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA |