PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DESENCADEADOS PELA GESTÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: A REGIÃO SUL DO ESPÍRITO SANTO

Resumo: Este estudo tem como foco acompanhar / colaborar com o processo de materialização dos planos de trabalhos e das ações políticas de formação continuada desencadeados a partir do Curso de Gestores Públicos de Educação Especial da Região Sul do Estado/ES, nesse momento discutiremos de modo mais sistemático algumas reflexões acerca dos desafios e das possibilidades encontradas pelo grupo de pesquisa na constituição das horas não-presenciais do curso.
Tomamos teórico-metodologicamente, o referencial da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Suas bases epistemológicas e metodológicas estão alicerçadas na crítica-emancipatória e na colaboração entre pesquisadores e participantes.
Nossa expectativa é que o estudo envolva profissionais pertencentes a: 03 (quatro) Superintendências Regionais de Educação da Região Sul do Estado do Espírito Santo (SRE); 27 Secretarias Municipais de Educação/ES e 01 técnico da SEDU central/ES. De modo indireto, a pesquisa envolverá gestores e professores das escolas. Num primeiro momento, realizaremos encontros por regiões administrativas, jurisdicionadas às Superintendências Regionais de Educação (SRE). temos como objetivo mapear os processos de continuidades e rupturas na gestão de Educação Especial nas secretarias municipais de educação e nas superintendências regionais de ensino após a realização do Curso de Formação de Gestores Públicos de Educação Especial.Num segundo momento, pretendemos construir um website que se constituía como ferramenta de acompanhamento e diálogo entre os gestores de educação especial das diferentes regiões do Estado do Espírito Santo.Concomitante, buscaremos fomentar a constituição grupos autorreflexivos entre gestores e pesquisadores, como estratégia para a formação continuada, bem como para a construção de propostas e ações políticas.

Data de início: 05/02/2013
Prazo (meses): 66

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado SUMIKA SOARES DE FREITAS HERNANDEZ-PILOTO
Colaborador DENISE MEYRELLES DE JESUS
Coordenador MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA
Vice-Coordenador ANDRESSA MAFEZONI CAETANO
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910