A formação inicial de professores das licenciaturas da UFES e a perspectiva de inclusão escolar de alunos com deficiência.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo mapear o entendimento dos alunos dos cursos de licenciatura acerca da inclusão escolar de alunos com deficiência no sistema regular de ensino. Para a realização deste estudo, elegeremos a disciplina Educação e Inclusão oferecida nos cursos de formação de professores desta Universidade, no período de agosto de 2011 até julho de 2014. A metodologia procederá à pesquisa exploratória de cunho qualitativo tendo por base a revisão de literatura que nos possibilitará a discussão do problema, realização de questionários abertos, categorização e análise dos dados. Os dados serão analisados pela Análise de Conteúdo. O estudo pretendido se faz importante, pois, coaduna com as diretrizes e orientações do Ministério da Educação (MEC) e organismos internacionais, além de ser tema de importância para a própria Instituição de Ensino Superior sobre a formação de seus futuros professores. Espera-se a partir dos resultados a produção de artigos científicos com apresentação em congressos, aprofundamento do tema inicial com possibilidade de suscitar novas questões de pesquisa, além de colaboração com os grupos de pesquisa da UFES e UFRRJ.

Data de início: 20/05/2013
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador ANDRESSA MAFEZONI CAETANO
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