PRODUÇÃO DE TEXTOS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Resumo: Temos vivenciado ao longo desses últimos anos a aplicação de testes de avaliação em larga escala, cujos resultados têm apontado a dificuldade dos alunos brasileiros em lidar com a leitura e a escrita de textos, além de estatística que apontam que muitas crianças matriculadas nas escolas não têm se alfabetizado. Como resposta a essa problemática, o Ministério da Educação tem desenvolvido uma série de programas de formação de professores, muitas vezes, apontada como deficiente. Temos, recentemente, entre esses programas, o PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores), lançado em 2001. Em 2008, o Pro-letramento (Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental) e em 2012, o Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).
Assim, o programa mais recente do governo, o Pnaic, é proposto a partir do argumento, inicial que aponta que o Brasil tem oito milhões de crianças de seis a oito anos de idade matriculadas em 108 mil escolas distribuídas por todo o território nacional, sendo que a média nacional de não alfabetizados, dentre esses sujeitos, corresponde a 15,2%. Diante dessa problemática, o MEC, por meio da Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012, instituiu esse programa, cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas públicas municipais e estaduais. Vale ressaltar ainda que as ações do Pnaic apóiam-se em quatro eixos de atuação: 1- Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; 2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias; 3. Avaliações sistemáticas e 4. Gestão, mobilização e controle social.
Tendo em vista, a importância do trabalho com a produção de textos no processo de escolarização das crianças. Este estudo interessa-se em investigar o eixo 1 do Pnaic que trata da formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo, especificamente a análise dos cadernos de formação de linguagem, buscando compreender o modo como a produção de textos é discutida nesse material. Em outros termos, como o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa compreende o processo de produção de textos na alfabetização?

Data de início: 09/09/2015
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910