Patrimônio, ensino e formação de professores: memórias e sensibilidades

Resumo: Parte-se do pressuposto de que as categorias de memória e sensibilidade são importantes ferramentas para análises das práticas e representações que se inserem nessa relação. Para tanto, buscar-se-á nas narrativas e memórias de experiências docente e de formação continuada de duas escolas em Vitória (Ensino Médio) a articulação das diferentes áreas de ensino, no intuito de desvelar as potencialidades da educação patrimonial auxiliar na educação inicial e continuada de professores. Para a coleta de dados, utilizaremos os seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas, questionários observação e atividades. A triangulação dos dados empíricos será efetivada a partir dos aportes teóricos que subsidiam os conceitos de representação e práticas (Chartier 1990, 1996, 2002 e 2009); memória (Pollak 1992 e Carretero 2007); educação patrimonial (Galzerani, 2013 e Mattozzi, 2008); sensibilidades ( Gay, 1988) e formação de professores ( Tardif 1991, 2012 e Monteiro 2001, 2007).

Data de início: 01/03/2016
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador REGINA CELI FRECHIANI BITTE
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