Práticas docentes de mediação da leitura de textos de conteúdos de Ciências e Biologia

Resumo: Esta pesquisa está inserida no campo da formação de professores, da leitura e da educação científica, tendo em vista a discussão posta sobre a formação de leitores em todas as disciplinas escolares e as questões específicas da pesquisa no campo da educação em ciências sobre letramento científico. A investigação fundamenta-se na teoria histórico cultural de formação dos sujeitos leitores e dos processos de compreensão e significação do ato de ler. Por meio da observação de aulas de Ciências e Biologia e de entrevista aos professores, serão produzidas narrativas nas quais pretendemos identificar as práticas de leitura realizadas nesse contexto, bem como extrair os significados atribuídos ao ato de ler e às práticas docentes de mediação de leitura pelos professores. A análise das narrativas será feita por meio da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galliazzi. O metatexto final será constituído de reflexões acerca da leitura em aulas de Ciências como contribuição à formação de professores formadores de leitores.

Data de início: 01/04/2016
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA
Colaborador PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI
Coordenador JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA
Transparência Pública
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