NARRADORES DA MARÉ: GEOGRAFIAS DOS MANGUEZAIS CAPIXABAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS (Parte 2)

Resumo: O projeto objetiva apresentar os movimentos de aprender-ensinar com as narrativas e práticas pedagógicas realizadas com grupos sociais que vivem às margens da sociedade e nas margens dos manguezais, com o objetivo de problematizar as contribuições políticas e pedagógicas desses grupos sociais ribeirinhos nos processos de formação docente. A aposta política, teórica e metodológica do projeto consideram as relações desses grupos sociais com os manguezais e suas artes de narrar a vida cotidiana, como alternativas para pensarmos em práticas pedagógicas cidadãs, dialógicas, libertárias, éticas, estéticas e políticas. A metodologia do projeto dialoga com a pesquisa narrativa e com as pesquisas com os cotidianos escolares. Na produção de dados foram realizadas aulas de campos, diários de campo, fotografias e visita aos manguezais, para conhecermos as práticas do bairro desses grupos, que compreendem o narrar, morar, pescar, caçar, cozinhar, a fabricação de panelas de barro, as devoções e os modos de vida nas aldeias indígenas, criando espaços de convivências e de aprendizagem dialógicos, com os diferentes saberes de comunidades escolares situadas em áreas de manguezais.

Data de início: 18/05/2017
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado VICTOR DE JESUS BARBOSA
Aluno Mestrado FLEDSON SILVA FARIA
Aluno Mestrado RAPHAEL DA SILVA GAMA
Aluno Mestrado OLGA RODRIGUES VICENTE FERNANDES
Aluno Mestrado MARCIA CRISTINA MAZOCCO RIBEIRO

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