A formação de surdos no Ensino Superior como controle social: um estudo comparado internacional

Resumo: A proposta de pesquisa deste projeto, emerge das relações que estabelecemos com surdos, intérpretes e docentes da cidade de Xalapa - Veracruz - México, por meio da Universidade Veracruzana/MEX, ainda no contexto da pesquisa “Políticas de acesso e de permanência de pessoas com deficiência no ensino comum: um estudo comparado de sistemas educativos brasileiros e mexicanos”, desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa “formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar. Naquela oportunidade, por exemplo, participamos das reuniões iniciais para a formalização do termo de cooperação entre a Universidade Veracruzana – UV e a Ufes. Assim, passamos a ter os primeiros contatos com a processualidade da escolarização/formação de surdos nas diferentes etapas de ensino daquele país. A partir daquele contexto observado, também, do estudo que desenvolvemos no mestrado, concluímos que os surdos passaram a integrar as figurações do Ensino Superior. Dessa maneira, acreditamos que estejamos diante de uma grande tensão em nosso presente. Na condição de sujeitos de direito, os estudantes surdos podem buscar diferentes cursos no Ensino Superior em instituições públicas ou privadas. Nessa direção, pontuamos que diferente do curso Letras-Libras que é ministrado diretamente na Libras, esses indivíduos encontram figurações que as formações são ministradas em língua portuguesa e com tradução para a Libras ou, no caso mexicano, cursos ministrados em espanhol com tradução para a língua mexicana de sinais. Destarte, compreendemos que da mesma maneira que ocorrem diferentes características na trajetória de matrículas dos países, na esteira de Elias (2006), afirmamos que essas características podem estar entrelaçadas e modeladas com o fluxo dos acontecimentos que emergem nos contextos sociais. Em outras palavras, ao analisarmos a trajetória de matrículas de alunos surdos no Ensino Superior no Brasil nas IES públicas ou privadas, faz-se necessário pontuarmos que não podemos desprezar o número crescente de acessos de estudante surdos nesse nível de ensino, entretanto, entendemos que seja de suma importância a análise das políticas internacionais, estaduais e municipais que dinamizam e conduzem esses indivíduos e grupos. Na esteira eliasiana, das noções de indivíduo e sociedade no contexto do acesso e permanência de estudantes surdos nesse nível de ensino, pontuamos que a formação desses indivíduos nesse nível de ensino poderá sair de uma organização de baixas perspectivas, balizadas por não saberem a Língua Portuguesa ou Espanhol e, concomitantemente, de modo processual, alavancar sistematizações voltadas para a comunicação entre os indivíduos nas diversas figurações de nível superior de modo que surdos possam acessar as dinâmicas que ocorrem nos processos de ensino, pesquisa e extensão desses espaços. Assim, compreendemos que a partir da Sociologia Figuracional, poderemos encontrar aspectos que tensionam essas explicações e também oferecem condições para refletirmos sobre a trajetória de matrículas de estudantes surdos no Ensino Superior no Brasil e no México.

Data de início: 03/04/2017
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador EULUZE RODRIGUES DA COSTA JÚNIOR
Pesquisador EDSON PANTALEÃO ALVES
Pesquisador LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO
Pesquisador REGINALDO CÉLIO SOBRINHO
Pesquisador LEONARDO LÚCIO VIEIRA MACHADO

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