COMPREENDENDO A EVASÃO (OU EXPULSÃO) NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFES (CAMPUS GOIABEIRAS)

Resumo: Este projeto busca fomentar, acompanhar e pesquisar os fatores que levaram, ou podem levar, à evasão ou expulsão de estudantes do Curso de da Licenciatura em Educação do Campo da UFES (Campus Goiabeiras). A justificativa desta pesquisa é por conta do contexto que estamos acompanhando do gradativo abandono de um número expressivo de estudantes do curso logo nos primeiros semestres letivos da graduação. Considerando que a não continuidade dos estudantes na Licenciatura em Educação do Campo tem se mostrado uma condição evidente até o momento, fomos levados a iniciar este estudo na tentativa de reunir elementos que possam ajudar na compreensão dessa realidade e a propor ações que possam contribuir para a superação dos problemas observados e na prevenção de futuros casos de evasão ou expulsão. A metodologia de levantamento e produção de dados será quantitativa (utilizando de pesquisa documental e dados levantados através dados do Sistema de Informação para o Ensino – SIE - da UFES, instrumento que permite acesso a diversas consultas quantitativas e qualitativas a respeito da vida acadêmica na Universidade) e qualitativa, baseada nas premissas da educação popular e pedagogia libertadora de Paulo Freire, utilizando como instrumentos de pesquisa questionários e entrevistas. A expectativa é que o projeto contribua com a minimização da evasão/ expulsão de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Data de início: 06/02/2018
Prazo (meses): 18

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado ROBERTA GONÇALVES DUARTE
Coordenador DEBORA MONTEIRO DO AMARAL
Transparência Pública
Acesso à informação

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