Um olhar sobre o Estado do Espírito Santo a partir da Política Nacional de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva

Resumo: Trata de um estudo maior que contará com a realização de outros estudos que o integra. Objetiva analisar as implicações da Política Nacional de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva de 2008 (PNEE/2008) em municípios do Estado do Espírito Santo, nos seus 10 anos de constituição. Analisa atravessamentos do documento nos seguintes âmbitos: a) formação docente; b) público-alvo; c) atendimento educacional especializado; d) redes de apoio; e) acesso aos currículos escolares; f) financiamento; g) matrícula; h) dentre outros. Como caminho teórico-metodológico recorre aos pressupostos da cartografia em Educação. Busca sustentação em Boaventura de Sousa Santos (2007, 2008). Envolve profissionais da Educação que atuam diretamente com os estudantes, tanto no contexto escolar como nas Secretarias de Educação. Busca compor conhecimentos sobre os impactos da PNEE/2008 nas várias políticas públicas de Educação Especial e no enfrentamento dos desafios que ainda atravessam o direito à Educação para essa população específica de estudantes.

Data de início: 13/11/2018
Prazo (meses): 70

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado KAROLINI GALIMBERTI PATTUZZO BRECIANE
Aluno Doutorado ALICE PILON DO NASCIMENTO
Aluno Mestrado MARCELO DOBROVOSKI
Aluno Mestrado LARA REGINA CASSANI LACERDA
Aluno Mestrado PAULO ROBERTO BELLOTTI VARGAS

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