Educação das Relações Étnico-Raciais: dimensões político-educacional, histórica e cultural

Resumo: Este projeto surge como demanda dos impactos positivos da disciplina de Educação das Relações Étnico-Raciais, instituída desde 2017, na Universidade Federal do Espírito Santo. Desde então, tem aumentado entre estudantes de diversos cursos de licenciatura o interesse de desenvolver pesquisas científicas acerca de temáticas concernentes às relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira e africana. Em especial, algumas áreas vem se destacando: formação docente, políticas educacionais, história e manifestações culturais (como música e literatura, por exemplo). Aliado a isso, a vinculação deste projeto ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) também possibilitou a correlação a interesses pessoais de pesquisa, concernentes aos princípios aqui propostos, ratificando, portanto, a necessidade do projeto e as potencialidades de desenvolvimento em nível de iniciação científica e pós-graduação.
Consoante a tais demandas, o interesse em desenvolver pesquisas relacionadas à literatura (especialmente a infantil e juvenil) e às políticas educacionais decorrem da minha formação acadêmica e dos estudos já desenvolvidos em ambos os campos. Desde o mestrado, o foco de interesse nas políticas educacionais de fomento à literatura na escola tem sido explorado tanto por meio de pesquisas institucionais (como a que culminou na publicação do MEC, em 2012, intitulada “Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/2003”), como pela realização de projetos individuais, como o estágio pós-doutoral, em 2017, intitulado “Relações étnico-raciais na Literatura Infantil e Juvenil: a produção acadêmica stricto sensu de 2003 a 2015”. Assim, reitera-se o quanto esse projeto alia-se aos interesses pessoais e profissionais, além de contribuir com o aperfeiçoamento e especialização de estudantes da Ufes tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação, no tocante à Educação das Relações Étnico-Raciais.Data de início: 2019-02-26Prazo (meses): 24Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Ednalva Rodrigues de Oliveira
Aluno Mestrado Sonia Dalva Pereira da Silva
Aluno Mestrado Eduardo da Silva Araujo
Coordenador Debora Cristina de Araujo
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