ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO À CRIANÇA COM BAIXA VISÃO DE ZERO A TRÊS ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nome: LAÍS CARLA SIMEÃO DA SILVA SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/07/2016
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
SONIA LOPES VICTOR | Orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ANNA MARIA LUNARDI PADILHA | Examinador Externo |
EDSON PANTALEÃO ALVES | Examinador Interno |
LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO | Examinador Interno |
SONIA LOPES VICTOR | Orientador |
Resumo: A pesquisa analisou o atendimento educacional especializado no contexto da Educação Infantil para criança de zero a três anos com baixa visão. Os objetivos específicos foram: analisar o atendimento educacional especializado na política municipal de Vitória à criança com baixa visão na faixa etária de zero a três anos, no que corresponde à proposta curricular para essa faixa etária na Educação Infantil e; descrever o atendimento educacional especializado à criança com baixa visão em interface com o trabalho pedagógico desenvolvido na sala de atividades. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa exploratória qualitativa, tendo como instrumentos metodológicos: a observação, o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Fundamentamos a temática investigada nos pressupostos da abordagem histórico-cultural, principalmente nos estudos de Vigotski. O local de realização da pesquisa foi uma instituição de Educação Infantil de um município da Região Metropolitana da Grande Vitória/ES. Os sujeitos da pesquisa foram os irmãos com baixa visão, João e Paulo, as professoras regentes das suas respectivas salas de atividades, a professora de educação especial, a mãe, os gestores de educação especial, a pedagoga e a diretora da referida instituição e o coordenador das ações do tempo integral na Educação Infantil. Organizamos os dados em quatro categorias de análise, a saber: 1) o atendimento educacional especializado de acordo com a política municipal de Vitória: um olhar para a criança com baixa visão; 2) o trabalho educativo proposto pelo CMEI Olhares: representações dos documentos institucionais; 3) a inclusão e deficiência visual: percepção e sentidos refletidos pelos professores e gestores do CMEI Olhares; 4) O atendimento educacional especializado e a inclusão da criança com baixa visão no CMEI Olhares. Analisamos os dados assentados na perspectiva do método marxista. Os resultados obtidos indicaram que para realizar o atendimento educacional especializado de uma criança com baixa visão de zero a três anos no espaço da Educação Infantil é necessário, ainda, que se discuta sobre as concepções curriculares indicadas para esta faixa etária, as suas peculiaridades, a prática indissociável do binômio cuidar versus educar, a proposta de atendimento para a sala comum e para a sala de recursos. Sobre o atendimento a essa criança com baixa visão, a pesquisa apontou que ainda é preciso pensar uma prática educativa que promova o desenvolvimento global dessa criança e problematize a intervenção precoce fundamentada ainda em uma proposta de estimulação precoce.