CARTOGRAFANDO A EDUCAÇÃO DE SURDOS, DEFICIENTES AUDITIVOS E SURDOCEGOS NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA/ES

Nome: ALINE DE MENEZES BREGONCI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 19/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA Examinador Externo
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Examinador Interno
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Interno
GILSILENE PASSON PICORETI FRANSCISCHETTO Examinador Externo

Páginas

Resumo: O presente trabalho dedicou-se a cartografar a educação de surdos, deficientes auditivos e surdocegos na região do Caparaó Capixaba/ES, procurando identificar e problematizar as políticas e práticas da Educação Especial envolvendo este público nas escolas locais inclusivas/bilíngues. Para desenvolver esta pesquisa, realizamos uma cartografia simbólica, considerando as categorias escala, projeção e símbolo/simbolização a partir da abordagem das Epistemologias do Sul na perspectiva teórica de Boaventura de Sousa Santos, elaborando reflexões com base na sociologia das ausências, sociologia das emergências e do trabalho de tradução, com a intenção de criar zonas de inteligibilidade mútua. Nessa direção, produzimos uma cartografia literária e documental; analisamos as políticas locais/regionais da rede estadual e das redes municipais quanto a educação das pessoas surdas, deficientes auditivas e surdocegas; mapeamos as escolas que possuem estudantes surdos, com deficiência auditiva e surdocegueira nos diferentes municípios que compõe a região e procuramos conhecer a trajetória desses estudantes mais de perto em dois municípios. Os resultados encontrados mostram que a produção sobre esta temática no estado do Espírito Santo é recente e que a legislação tem se materializado de diferentes formas nos municípios do Caparaó/ES. Outro ponto éque os números do censo são preocupantes, pois se considerarmos o número de pessoas com deficiência no Brasil, dentre elas os surdos, deficientes auditivos e surdocegos, temos muitas pessoas fora da escola. Contudo, apesar de todas as dificuldades encontradas por ser uma região não-hegemônica, o que tem sido desenvolvido pelos professores especialistas, intérpretes de Educacionais e Instrutores Surdos na região do Caparaó Capixaba/ES, nos mostra uma grande potência que emerge das práticas educativas-escolares.

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