PROCESSOS FORMATIVOS, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTUDO COMPARADO BRASIL E PORTUGAL

Nome: CARLINE SANTOS BORGES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/12/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE MEYRELLES DE JESUS Orientador
EDSON PANTALEÃO ALVES Examinador Interno
MARCIA DENISE PLETSCH Examinador Externo
MARIA JOÃO MOGARRO Examinador Externo
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Examinador Interno

Páginas

Resumo: O presente estudo visa compreender os processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional dos professores de Educação Especial que atuam no âmbito da educação inclusiva, na educação básica em Vitória/Brasil e em Lisboa e Sintra/Portugal, pela via da formação continuada. Para tanto, traça-se como objetivos específicos: caracterizar as políticas de formação continuada de professores de Educação Especial no Brasil e em Portugal; identificar os conhecimentos que os professores consideram necessários nos processos de formação em Educação Especial; analisar os modos de aprendizagem dos professores de Educação Especial, tendo em vista o reconhecimento da importância dos momentos formativos que favoreçam o desenvolvimento profissional docente; analisar as possíveis implicações dos processos de formação continuada de professores de Educação Especial, nas ações pedagógicas dos professores especializados no contexto escolar; e compreender as especificidades de formação, tendo em vista identificar aproximações, diferenças e encontrar sentidos nos processos de formação entre os lócus de estudo. Metodologicamente, optou-se pelos Estudos Comparados em Educação e como instrumento de coleta de dados utilizam-se estudos de caso, em Vitória e em Lisboa e Sintra; entrevistas individuais e coletivas; análise documental; análise de índices educacionais e a observação. No que tange à abordagem teórica, adota-se a perspectiva Histórico-Cultural em Vigotski (2000, 2007, 2018) e em Leontiev (1983, 2001). Conta-se com teóricos que embasam as discussões no campo da formação, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente (CANÁRIO, 1998, 2005; DAY, 2001; FLORES; SIMÃO, 2009; NÓVOA, 1995, 1992, 1998, 2007) e no campo da Educação Especial (KASSAR; MELETTI, 2012; KASSAR, 2014; LOURENÇO; LEITE, 2017; PRIETO, 2010) e dentre outros estudiosos. Os resultados apontam para a importância dos momentos formativos para o desenvolvimento profissional docente e para a ressonância das formações continuadas nas práticas pedagógicas dos professores. Os professores de Educação Especial participantes do estudo sinalizaram que as formações que possibilitam a partilha de experiências e o estudo de casos reais contribuem para a aprendizagem docente e desenvolvimento profissional. Em termos da formação de professores para Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, depreende-se, a partir do estudo comparado, que no que se refere à formação inicial, aposta-se em formações que valorizem os saberes pedagógicos consolidados no campo da Pedagogia, como por exemplo, disciplinas no campo da avaliação da aprendizagem, do planejamento, da didática, da alfabetização, do currículo e da gestão educacional. Quanto à formação continuada, especializada, pós formação inicial, acredita-se que é necessário abarcar conteúdos de fundamentos da educação e dos conhecimentos que precisam ser trabalhados no âmbito do atendimento educacional especializado, conforme sinalizado nos documentos oficiais brasileiros e portugueses. Quanto às formações continuadas em serviço, acredita-se que poderiam ser centradas nos desafios e possibilidades do contexto escolar e concebida no princípio da educação inclusiva, ou seja, pensada para que todos aprendam.

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